Skip to content
PUBLICIDADE

Debate Globo: acontece hoje, quinta-feira, 04/10 o último debate antes das eleições

PUBLICIDADE

A TV Globo irá transmitir agora nesta quinta-feira, 04 de outubro, a partir das 22h, um debate entre os candidatos à Presidência da República nessas eleições de 2018. Este Debate Globo se configurará como sendo o último confronto entre os presidenciáveis antes da ocorrência do primeiro turno das eleições, no próximo domingo, dia 7 de outubro.

Diversos sites farão uma cobertura em tempo real do Debate Globo, exibindo os embates e mostrando as propostas dos candidatos.

Foram convidados para esse Debate Globo os candidatos Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL).

Após ter sofrido um ataque com faca no mês de setembro, Jair Bolsonaro teve alta do Hospital Albert Einstein no sábado, 29 de setembro, todavia um dos médicos que está responsável pelo atendimento do deputado falou ontem, uma quarta-feira, 3 de outubro, que o candidato não estaria pronto ainda para se sujeitar a situações que pudessem resultar em um “desgaste” e, dessa forma, ele desistiu do Debate Globo e fez o cancelamento da sua participação no programa.

Ausência de Cabo Daciolo no Debate Globo


A Rede Globo informou que fez um convite para todos os candidatos “com direito garantido por lei ou que atingiram 6% ou mais na pesquisa que foi divulgada no dia 28 de setembro”.

A legislação eleitoral, mais precisamente a Lei 13.488/2017, obriga as emissoras de televisão a convidar os candidatos pertencentes a partidos que possuam pelo menos 5 representantes no Congresso Nacional. No que se refere aos demais candidatos, a legislação afirma que as TVs detém autonomia para convidar ou não, ficando a critério delas.

Diferentemente de outras emissoras, a Globo não chamou para o debate o candidato à presidência da República pelo partido Patriota, o Cabo Daciolo.

Durante a esquematização da representação dos partidos, a Globo levou em conta uma tabela divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na qual o partido de Cabo Daciolo vigora portando 4 deputados. Atualmente o Patriota conta com 5 parlamentares na Câmara, entretanto a tabela do TSE foi disponibilizada antes da janela partidária na qual a sigla estendeu sua bancada.

Estrutura do debate eleitoral de hoje

PUBLICIDADE

O Debate Globo terá a mediação do jornalista e apresentador William Bonner e possuirá uma duração de aproximadamente duas horas.

Ele será divido em 4 blocos diferentes, exibindo um confronto sempre de candidato para candidato. O primeiro bloco e o terceiro bloco possuirão temas livres. Já no segundo e no quarto blocos, por outro lado, os candidatos efetuarão suas perguntas em consonância com assuntos específicos, determinados por sorteio. No quarto bloco, os candidatos igualmente realizarão as considerações finais.

A Globo disse que o debate também vai ser transmitido pela GloboNews e pelo portal de notícias G1.

PUBLICIDADE