Politica

Band realizará o primeiro debate com os candidatos a presidência nesta quinta

0

Band/Reprodução

Os candidatos à Presidência da República participarão agora nesta quinta-feira,  09 de agosto, no horários  das 22h, do primeiro debate transmitido na TV das eleições de 2018.

O programa vai ser realizado pelo canal Bandeirantes. A mediação da discussão será feita pelo jornalista Ricardo Boechat.

A emissora fez a confirmação da participação de oito candidatos, todos eles de coligações com pelo menos cinco congressistas, obrigados a serem convidados, por causa da lei eleitoral. No total, são 13 nomes presentes na disputa.

Estarão participando dos debates os seguintes candidatos: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai estar presente, pelo fato de estar preso em Curitiba, no Paraná.

No decorrer de cinco blocos, os candidatos à presidência vão responder às perguntas dos eleitores, de jornalistas e também de seus próprios concorrentes.

Com o Lula impedido de comparecer ao debate, o PT analisou a possibilidade de que o seu vice na chapa presidencial, o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT), fosse participar de um evento alternativo, transmitido através das redes sociais.

Ele estaria acompanhado de Manuela D’Ávila (PC do B), que deve ficar com a vaga de vice, caso Lula seja impedido de concorrer e Haddad assuma a frente da chapa.

Todavia, agora o intuito é que Fernando Haddad e Manuela D’Ávila façam o acompanhamento do debate no interior do estúdio, participando como convidados.

Os dois intencionam conceder entrevistas no estúdio e fazer comentários a respeito das respostas dos adversários nos momentos durantes os intervalos.

O partido também está organizando algumas manifestações próximo a emissora, em São Paulo.

Até o dia em que ocorrerá o primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, outras emissoras de televisão e veículos de comunicação realizarão debates com os candidatos à Presidência e aos governos estaduais.

Entre essas mídias, está a Folha, que, em uma parceria com o site UOL e o canal de televisão SBT, reunirá os postulantes ao Palácio do Planalto no dia 26 de setembro.

Na Televisão

Debate Presidencial 2018 na Band

O debate aconterá às 22h, nos canais Band, Bandnews e Terra Viva. Vai haver uma transmissão também nas rádios Bandeirantes e Bandnews FM.

O debate conjunto da Folha, UOL e SBT

O evento com os candidatos à Presidência da República acontecerá no dia 26 de setembro e terá uma duração de 1h45min: começa às 18h e termina às 19h45.

Vai ser realizado no estúdio do SBT e o mediador será o jornalista Carlos Nascimento. O evento vai transmitido ao vivo pelos respectivos veículos organizadores.

Foram convidados nove candidatos:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme  Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota).

O critério utilizado foi o constante na legislação eleitoral, que determina a presença de candidatos de partidos ou coligações que possuam pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional.

No caso de Lula, qu está preso em Curitiba, os organizadores vão entrar com um pedido na Justiça para que seja autorizada a sua participação.

Se, na data do debate, o ex-presidente tiver sido impugnado, o nome apontado pelo PT como candidato a presidente vai substituí-lo.

O debate vai ter três blocos: no primeiro bloco, os candidatos vão perguntas entre si. No segundo bloco, os três jornalistas —de Folha, UOL e SBT efetuarão perguntas aos candidatos. No terceiro bloco novamente terá perguntas entre os candidatos, além das respectivas considerações finais.

 

Danieli Mennitti
Possuo graduação e mestrado em História pela UNESP. Faço parte da equipe de redação do portal Resumo. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Interesso-me e escrevo sobre os mais variados assuntos.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Politica