A famosa regra dos ‘seis segundos’, na qual os goleiros não podem ficar com a bola em sua poder por mais tempo que este, faz parte das regras do futebol. Mas os árbitros pouco impõem a aplicação desta regra. Mas isto deve mudar.
A IFAB (International Football Association Board), entidade que cuida das regras do esporte, se reúne nesta terça-feira (6) em Londres para discutir possíveis alterações nas regras do futebol. Uma delas deve ser a maior imposição aos árbitros para evitar a ‘cera’ dos goleiros mundo afora.
A tentativa é de fazer com que haja mais tempo de jogo e as partidas tenham duração real próxima de 90 minutos, segundo o As. A regra dos seis segundos existe há cerca de 20 anos, mas tem sofrido com a falta de aplicação. Poucos goleiros são punidos por ficar com a bola por muito tempo em suas mãos antes de recolocá-la em jogo.
A IFAB deseja que a Fifa recomende aos juízes que imponham a regra. Outras medidas adotadas para ganhar tempo também devem ser impostas, como advertências aos goleiros que deliberadamente deixarem a bola não rolar.
Além de punições aos goleiros, a IFAB quer mais rigor quanto à perda de tempo em partidas de futebol. Uma das medidas é de proibir substituições nos acréscimos das partidas. O que a entidade estuda implementar no futuro próximo.
Veja também