Uncategorized

Saiba como funciona o FIES

0

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), é um programa do Ministério da Educação no Brasil, destinado a financiar os cursos de ensino superior para estudantes matriculados em escolas públicas.

Antes chamado de Programa de Crédito Educativo (PCE) no ano de 1976, o programa estudantil mudou o nome para FIES em 1999, durante o mandato do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2010, o FIES foi reformulado e expandido, com a taxa de juros de 6,5% para 3,4% a.a. abaixo da praticada pela Selic (Sistema especial de liquidação e de custódia).

O prazo de carência para pagamento dos cursos ao FIES é de 18 meses, mas no Congresso Nacional, tramita um processo para aumentar o prazo de carência de 18 para 36 meses.

Requisitos

Para participar do FIES, os estudantes devem atender os seguintes requisitos: não ter concluído outro curso superior, possuir renda familiar de até 3 salários mínimos, ter participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010;

Ter conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota na redação que não tenha sido zero. A partir de 2015, os cursos com notas 4 e 5 no Sinaes, terão prioridade de escolha, assim como os cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Os estudantes matriculados pelo FIES, contam com 5% de desconto no valor das mensalidades do curso.

O FIES realiza um processo seletivo para pré-classificar os candidatos, e na segunda etapa, a instituição analisa com o fim de verificar se atendem aos requisitos do programa.

Se o candidato não for pré-classificado, ainda há chances de integrar ao programa por meio da lista de espera.

 

Suspensão e encerramento de contrato

A suspensão do contrato do FIES ocorre quando o estudante faz a solicitação online, todo dia 15 do mês que valerá a partir do mês seguinte. O prazo para suspensão é de dois meses apenas.

O encerramento do contrato ocorre quando o período de financiamento, o de carência e amortização (relacionadas ao restante do pagamento da dívida), seja iniciada automaticamente.

Caso o estudante queira encerrá-lo antes, é necessário acessar o site do Fies http://fiesselecao.mec.gov.br/, e: liquidar o saldo devedor total do financiamento, pagar mensalmente o restante da dívida, e quitar toda a dívida de amortização.

O FIES oferece oportunidade para estudantes ingressarem em um curso superior em Instituições particulares, já o Prouni oferece bolsas de até 50% integrais e parciais para ingresso nas Universidades.

Um dos desafios da educação superior no Brasil, são estudantes que não terminam a faculdade, trancam a matrícula ou abandonam o curso em qualquer semestre.

De acordo com o censo educacional que avalia a quantidade de jovens ingressados nas universidades, mostra que houve uma queda de 50% das matrículas em faculdades no país.

Muitos não conseguem escolher um curso de acordo com seu perfil, e ao ver como realmente funciona a graduação, desistem antes de terminar. Os dados apontam também para a situação financeira dos jovens, impedindo-os de concluir qualquer curso superior.

Josiele Luiza
Contadora de profissão, também trabalho com redação jornalística no portal Resumo. Escrevo sobre notícias em geral, política, economia e sociedade. Deixe seu comentário em meus textos.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *