Skip to content

7 meninos já foram resgatados de caverna na Tailândia

meninos resgatados tailândia

O domingo, dia 08 de julho, foi dia de boas notícias na Tailândia. 4 dos 12 garotos tailandeses que estavam presos em uma caverna no país, já há alguns dias, foram resgatados.

PUBLICIDADE

Esse primeiro grupo de 4 meninos foi devidamente resgatado já nas horas iniciais da operação em questão e receberam atendimento médico em um hospital, de acordo com o governo tailandês.

Às 10 horas da manhã do domingo, no horário tailandês (23 horas no horário de Brasília), 13 mergulhadores internacionais e 5 mergulhadores nativos iniciaram o trajeto rumo à câmara na caverna, situada no norte do país, para tirar o grupo de meninos e seu treinador de lá de dentro.

A expectativa era de que a primeira leva de garotos resgatados saísse da caverna por volta das 21 horas locais, o que realmente se cumpriu. Depois de efetuado esse primeiro resgate, a operação foi pausada para avaliações e foi retomada algumas horas depois.

A ação dos mergulhadores teve uma duração de cerca de 9 horas, tempo suficiente para que emergissem à boca da caverna com o primeiro menino resgatado, às 17h40, em horário local, o que foi mais cedo do que se imaginava, de acordo com autoridades.

Segundo o governador da província onde está localizada a caverna,  Narongsak Osottanakorn, todos os garotos usavam máscaras faciais para poder mergulhar e aqueles que apresentavam uma saúde melhor foram os primeiros a serem resgatados.

PUBLICIDADE

Dois desses adolescentes foram levados de ambulância para um hospital na região, enquanto os outros dois foram levados em um dos helicópteros pertencentes à Marinha. Conforme informado pela CNN, cada um dos meninos resgatados foi teve uma escolta composta por dois mergulhadores. Um deles, no entanto, está com condições de saúde preocupantes, de acordo com um dos médicos integrantes da operação.

O resgate continuou e continuará a acontecer de modo escalonado, no qual os mergulhadores necessitam navegar por um conjunto de túneis inundados e escuros, por um período de até 6 horas. Cada viagem de ida e volta levando quase 11 horas para ser concluída, o resgate completo do grupo pode demorar alguns dias.

Médicos oriundos da Austrália são responsáveis pelos primeiros socorros assim que os meninos saem da caverna, para daí então rumarem para o hospital Chiang Rai, que fica a 70 km do local, onde uma área completa foi reservada para a recepção dos meninos e suas famílias.

Agora nessa segunda-feira, dia 9, na parte da manhã, a Marinha da Tailândia contou que um quinto garoto foi resgatado.

Além desse quinto menino, ainda nesse período da manhã mais 3 adolescentes foram resgatados da caverna, conforme informações dadas por fontes da equipe de resgate.

Sendo assim, ainda faltam 5 meninos, além do treinador de futebol que os acompanha. A operação foi retomada nesta segunda-feira com um número maior de profissionais do que aqueles que atuaram no domingo.

Anupong Paojinda, ministro do Interior da Tailândia, falou que os mergulhadores necessitam instalar mais tanques de ar na extensão da rota até o local onde os demais meninos e seu treinador estão presos.

A principal preocupação nesse momento é com uma chuva de monção que ameaça desabar novamente na região, podendo piorar o grau de inundação.