Skip to content
PUBLICIDADE

Sony encerra suporte técnico oficial ao Playstation 2

PUBLICIDADE

De acordo com uma reportagem elaborada pelo site japonês IT Midia, a empresa Sony anunciou o encerramento do serviço de suporte técnico oficial ao Playstation 2, um dos consoles mais famosos da marca. O produto já não era mais comercializado há algum tempo e a única “base” que o mantinha existindo era o suporte.

O fim de uma era: acabou-se o suporte técnico oficial ao Playstation 2

Apesar da produção do PlayStation 2 ter sido finalizada em 2012, certos serviços relacionados a ele foram permaneceram sendo realizados e foram progressivamente descontinuados.

O suporte técnico oficial ao Playstation 2 continuava recebendo solicitações de reparos tanto no sistema operacional quanto no hardware. Mas a partir de agora isso já não será mais possível: o último serviço que ainda se encontrava ativo agora deixou de receber solicitações.

PUBLICIDADE

Por fim, no dia 31 de agosto, o suporte técnico oficial ao Playstation 2 foi descontinuado e os últimos terão atendimento até o dia 7 de setembro.

Qualquer exemplar do console que se direcionar à PlayStation Clinic, no distrito de Iwata, no Japão, não vai mais ser atendido e usuários procurando pelo conserto de seus videogames precisarão efetuá-lo por intermédio de provedores terceirizados.

PUBLICIDADE

Nesse instante, a empresa, no Japão, convocou pela última vez os usuários proprietários de uma unidade a consertarem o produto se por um acaso ele apresentasse alguma falha ou defeito.

Um pouco sobre o formidável Playstation 2

É bastante surpreendente que o suporte técnico oficial ao Playstation 2 tenha durado tanto tempo, mesmo após sua fabricação tendo sido encerrada há alguns anos. Isso se explica pela imensa popularidade que ele ainda apresenta, mesmo após tanto tempo.

O Playstation 2, também conhecido pela abreviatura PS2, foi o segundo videogame fabricado pela Sony, depois do Playstation original, mais conhecido como Playstation 1 ou PSOne.

O PS2 foi lançado no dia 4 de março de 2000 no Japão e em 3 de dezembro no Brasil. O seu primeiro ano teve um crescimento relativamente lento, mas logo depois ele se tornou o console mais vendido de toda a história dos videogames no mundo inteiro, atingindo a impressionante marca de 155 milhões de unidades.

A sua popularidade é tão grande que mesmo depois do lançamento do console que o sucedeu, o Playstation 3, o console PS2 em si continuava sendo fabricado e os seus jogos permaneceram sendo lançados.

Somente quando o lançamento do Playstation 4 estava bem próximo é que a companhia anunciou o fim da fabricação do Playstation 2, no ano de 2012. Em 2013, foi anunciado o encerramento da confecção do referido videogame em todo o planeta.

Aliás, o último jogo lançado para o console foi o Pro Evolution Soccer 2014, no mês de novembro de 2013. Ao total, existiram mais de 3800 jogos disponíveis para o PS2.

O Playstation 2 possui um CPU chip multimídia de 128 bits e sua memória RAM é de 32MB RDRAM. Quanto à memória cache, as instruções  são 16KB, Dados 8KB + 16KB (ScrP).

No que toca à velocidade do dispositivo, ele é detentor de um DVD-ROM – velocidade de 4 vezes e o CD-ROM com velocidade de 24 vezes.

Entre alguns dos jogos mais populares produzidos para o console, está a franquia Resident Evil, Medal of Honor, God of War e o fabuloso Shadow of Colossus.