Skip to content
PUBLICIDADE

Resolução 8K: as TVs que chegaram para desbancar as 4K!

PUBLICIDADE

As TVs 4K foram um verdadeiro sucesso entre o público, por conta de toda a tecnologia envolvida e a estupenda qualidade da imagem. O que poucas pessoas conhecem, apesar dessa tecnologia haver desde 2013, é que já existem aparelhos de TV com a impressionante resolução 8K.

O primeiríssimo exemplar de televisão com resolução 8K foi lançada pela empresa Sharp durante um evento chamado CES, na edição de 2013.Contudo, para a felicidade dos aficionados por tecnologia e conforto, a LG lançou seu modelo na edição de 2018 da CES.

Muitas pessoas permanecem cheia de dúvidas a respeito do que consistiria essa nova tecnologia, o que ela significa não somente para as pessoas que assistem com esse modelo de aparelho, mas igualmente para as organizações responsáveis pela produção de conteúdo para esse nicho em especial.

PUBLICIDADE

No que consiste a resolução 8K?

Para compreender no que consiste a resolução 8K, pensemos no seguinte exemplo: pegar um painel e juntar 4 aparelhos de televisão com resolução 4K. Ou, para se ter uma noção ainda mais aproximada do que isso representa, seria unificar 16 TVs com resolução Full HD.

Isso quer dizer em termos práticos que as imagens exibidas no aparelho com  8K possuem um nível de detalhamento diversas vezes maior. Se uma TV que exibe imagens full HD 1080 p já chama a atenção e imagens 4k, que exibem, aproximadamente, 2160 p, as TVs com resolução 8K são dotadas de 4320 p!!!

PUBLICIDADE

A quantas anda a produção de conteúdo para resolução 8K?

As companhias encarregadas das produções de filmes, seriados, animações, jornais e transmissões de esportes em resolução 4K já tinham um trabalho gigantesco para adequar isso.

A quantidade excessiva de detalhes, em comparação com TVs Full HD (1080p), deixa algumas produções com um aspecto visual esquisito em uma TV  4K, repletas de interpolações. Sendo assim, se as 4K já se configuravam como um desafio, isso é várias vezes mais complicado com as 8K.

A emissora japonesa NHK realizou as primeiras transmissões via satélite para TVs 8K no ano de 2016, por causa das Olimpíadas do Rio de Janeiro. As transmissões 8K, naquele período, só puderam ser assistidas em todo o seu esplender e potencial dentro de teatros especiais.

Quando as TVs com resolução 8K  vão chegar ao mercado?

Existem diferenças palpáveis entre as exibições da primeira TV 8K, pela Sharp, durante o CES 2013 e a exibição das mais atuais criações que a LG, Sony e Samsung mostraram na CES 2018. Há rumores que existe alguns parcos modelos disponíveis para compra, mas nada confirmado.

No que se refere aos preços, como é de se esperar, a estimativa de valores para esses moderníssimos aparelhos é absurdamente alta. O preço anunciado pela Sharp com relação a sua TV 8K de 70 polegadas no Japão é de 9 mil dólares, o que, levando-se em conta a cotação de hoje do dólar, daria algo em torno de 36 mil reais.

Apesar dos preços dos aparelhos serem potencialmente altos assim que forem lançados, espera-se que, com o passar do tempo, do mesmo modo que ocorreu com as TVs 4K, que os preços se reduzam um pouco.