Skip to content
PUBLICIDADE

O Facebook não está restringindo as notícias do seu feed. Entenda como.

PUBLICIDADE

A questão: O algoritmo do Facebook realmente limita o feed de notícias para apenas 26 pessoas?

A resposta: Uma fake news, afirmando que o Facebook está restringindo seu feed de notícias a 25 ou 26 amigos, está circulação de forma frequente e intensa de novo, pois várias pessoas não gastam sequer um minuto para averiguar as coisas antes de efetuar o repost.

Simplesmente confiar em qualquer coisa que os amigos estejam postando é o motivo pelo qual os boatos e notícias falsas são tão facilmente difundidos nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Leve o alcance em consideração

A maior parte dos usuários não parou para pensar no potente eco que seu perfil do Facebook pode se transformar, porém com uma quantidade média de 338 amigos, postagens mal dirigidas podem alcançar um número expressivo de pessoas de maneira muito veloz.

Se cada um dos seus 338 amigos possui, por sua vez, outros 338 amigos, seu alcance de 2º grau é de 114.244 usuários. Enquanto você nunca vai atingir 100% das pessoas em seu primeiro ou segundo grau de amigos reagindo a algo que você posta, não é necessário muita coisa para um boato se espalhar e manter a circulação, às vezes por um tempo bastante longo.

PUBLICIDADE

Algoritmo do Facebook

O Facebook de fato tem um algoritmo que determina o que você vê, mas é muito mais complicado do que as postagens de boatos atuais estão sugerindo.

Qualquer pessoa que afirme saber exatamente como o algoritmo do Facebook funciona não é confiável. Não é algo que o Facebook compartilhe com ninguém e está em constante evolução por design.

O Facebook efetua ajustes regulares em seu algoritmo (do mesmo modo que o Google) para impedir as pessoas de cometerem fraudes e propagarem fake news.

Segundo o Facebook, o que você comenta e curte, além de saber se seus amigos interagem com suas postagens, é um dos maiores fatores que determinam o que aparece em seu feed de notícias.

Se você não vê nada de um amigo há algum tempo, pesquise pelo perfil dele e verifique se ele ainda está postando ativamente e, em caso afirmativo, dê um like ou comente sobre algo que ele postou recentemente.

Origem dos rumores

A maioria das pessoas estão indicando um anúncio de janeiro de 2018 do Facebook que realmente anunciou uma mudança expressiva em seu algoritmo.

O Facebook percebeu que diversas das postagens em nosso feed de notícias eram de editores, anunciantes e empresas e não de nossos amigos.

A mudança que eles concretizaram realmente elevou a chance de você ver as mensagens dos seus amigos e tornou mais difícil para que as empresas colocassem seus feeds de notícias com conteúdo menos relevante.

Responsabilidade coletiva

Uma parcela considerável da interferência russa na eleição de 2016 foi viável porque uma quantia imensa de usuários ainda aceitam o que vêem em seu feed de notícias sem questionar ou fazer maiores pesquisas.

As tentativas do Facebook e dos órgãos reguladores do governo para combater esse problema constante não terão validade alguma se mais usuários não tiverem tempo para verificar as informações que estão sendo compartilhadas de outras pessoas.

Qualquer pessoa que tenha se deixado ludibriar por essa fraude e a compartilhou com seus amigos deve ter tempo suficiente para procurar seus amigos para corrigir o erro, mesmo que seja provavelmente tarde demais.