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Metade da população americana ainda duvida da precisão do conteúdo das notícias nas redes sociais

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Enquanto mais de dois terços dos estadunidenses adultos declaram que, pelo menos às vezes, recebem notícias nas redes sociais, 57 % dizem estar preocupados que a informação que veem não seja correta, de acordo com novos dados divulgados nessa segunda-feira pelo The Pew Research Center.

A pesquisa da Pew descobriu que mesmo entre aqueles que dizem preferir receber notícias de sites como o Facebook e o YouTube, 42% disseram esperar que as notícias que leem nas redes sociais sejam, em sua grande maioria, imprecisas.

Os republicanos apresentavam mais tendência do que os democratas e os independentes a ficarem preocupados com a precisão das notícias que observam nas redes sociais. Entre os consumidores de mídias sociais, algo em torno de três quartos dos republicanos estavam preocupados com a imprecisão (72%), em comparação com 46% dos democratas e cerca de metade dos independentes (52%).

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A preocupação com a credibilidade das notícias divulgadas nas redes sociais vem apesar dos esforços do Facebook e do YouTube para ampliar a confiança no conteúdo de notícias gerado em seus sites.

Em junho, o Facebook havia anunciado que estaria investindo uma quantia não informada de dinheiro para financiar programas de notícias originais de redes de notícias mais tradicionais como ABC e Fox, bem como companhias de mídia digital como a Mic. O YouTube também conversou a respeito de seu empenho para conter a disseminação das chamadas “notícias falsas”.

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No mês julho, o Google efetuou um anúncio de que estaria destinando US $ 25 milhões para fornecer o apoio e suporte necessário às organizações de notícias selecionadas na elaboração de operações de vídeo sustentáveis em sua plataforma.

No entanto, esses esforços não foram suficientes para eliminar o mau gosto deixado nas bocas dos consumidores pelas eleições presidenciais de 2016 – uma época em que milhares de anúncios políticos e posts de uma empresa russa ligada ao Kremlin inundaram sites de mídia social como o Facebook.

A despeito das preocupações de credibilidade, os entrevistados pela Pew definiram a conveniência o motivo mais comumente citado sobre a obtenção de notícias através da mídia social: 21% disseram que a conveniência é o que mais gostaram, com respostas como “é muito acessível”. com o toque de um botão ”e “não preciso procurar por ele ”.

Além disso, 36% dos entrevistados confessaram que receber notícias das redes sociais os auxiliou a compreender melhor os eventos recentes. Por outro lado, quase a metade (48%) disse que isso não impacta muito o entendimento deles. Outros 15% disseram que as notícias nas redes sociais fizeram com que eles ficassem ainda mais confusos.

A pesquisa descobriu que a idade exerce uma grande influência no modo como as pessoas enxergam o papel das mídias sociais. As gerações mais jovens são mais vulneráveis a dizer que isso impactou sua aprendizagem para melhor. Por volta de metade dos consumidores de notícias nas redes sociais, com idades entre 18 e 29 anos (48%) falam que as notícias nas redes sociais os tornam mais informados, comparados com 37% daqueles entre 30 e 49, 28% entre 50 e 64 e 27% com 65 anos de idade ou mais.