Skip to content

WhatsApp anuncia teste para limitar mensagens encaminhadas para muitas pessoas

jul 20, 2018

(G1) O popular aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou agora nessa sexta-feira, dia 20 de julho, que fez o lançamento de testes para restringir o encaminhamento de mensagens destinadas à várias pessoas para no máximo 20 mensagens. Essa norma será implementada a absolutamente todos os países do mundo. A exceção à essa regra é a Índia, país no qual o limite será de apenas 5 mensagens.

A medida foi anunciada como uma forma de tentar evitar ao máximo que as fake news se espalhem. A decisão foi tomada depois de que pessoas foram mortas na base do linchamento na Índia após acusações indevidas serem disseminadas através do aplicativo de conversas.

Após esses incidentes, a ferramenta que avisa quando uma mensagem está sendo encaminhada já se encontrava na etapa de testes.

PUBLICIDADE

Os fatos de violência ocorridos causaram um impacto tão profundo nas pessoas que o governo da Índia chegou a ameaçar o aplicativo, que é de propriedade do Facebook, na semana passada, julgando que a disseminação de fake news também era “responsabilidade da empresa”, conforme ressaltado pelo BBC.

O país indiano, que de acordo com a instituição, ocupa o 1º lugar no encaminhamento de mensagens, vídeos e fotos, o WhatsApp disse ainda que irá testar um limite de apenas 5 conversas simultâneas e que vai tirar o botão de encaminhamento que fica perto das mensagens de mídia.

A companhia declarou o seguinte: “Nós cremos que essas alterações, que irão continuar a progredir, auxiliarão o Whatsapp no formato como ele foi desenhado para ser: um aplicativo voltado para mensagens privadas”.

PUBLICIDADE

A empresa afirmou ainda que está “profundamente comprometida com a segurança e a privacidade das criptografias das conversas”.

Aviso de encaminhamento de mensagens

O WhatsApp anunciou dia 10 de julho, em uma quinta-feira, que absolutamente todos os usuários do aplicativo vão ter acesso ao recurso que avisa o momento em que uma mensagem recebida qualquer foi encaminhada para outra conversa.

De acordo com o Whatsapp, a indicação de que uma mensagem foi encaminhada “auxiliará a determinar se um amigo ou familiar de fato escreveu a mensagem que enviou ou se ela veio originalmente de outra pessoa”.

Segundo informado pela assessoria de imprensa do aplicativo de mensagens, o recurso está sendo liberado de forma gradual para todo o 100% da base de usuários, começando por usuários betas e terminando nos regulares.

Em uma nota divulgada na mídia, a companhia afirmou que para que seja possível visualizar a nova etiqueta de que houve o encaminhamento de uma determinada mensagem, é preciso ter a atualização mais recente do WhatsApp no aparelho.

Incidente na Índia

A polícia indiana havia solicitado dia 27 de junho que a população ignorasse os rumores que circulavam pelo WhatsApp a respeito de traficantes de crianças, que culminaram na morte de uma pessoa e teve diversos feridos.

De acordo com as mensagens, por volta de 300 traficantes teriam chegado a Gujarat para sequestar crianças e posteriormente vendê-las. Por conta desse boato, ocorreram 5 casos de agressão em cidades distintas desse estado, localizado a oeste da Índia.

Segundo a imprensa indiana, no ano passado, boatos sobre supostos sequestradores já teriam causado incidentes de violência, ocasionando a morte de 22 pessoas por todo o país.