Skip to content

Resultado do SISU para o 2º semestre é divulgado – Confira a lista de aprovados

jun 18, 2018
sisu resultado 2018

Na manhã desta segunda feira, dia 18 de junho de 2018, o resultado da chamada regular do 2º semestre do SISU foi divulgado e chegou a hora dos candidatos verificarem se foram ou não aprovados para os cursos superiores.

O resultado está no site oficial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o sisu.mec.gov.br/selecionados. Para realizar a verificação basta digitar o nome ou sigla da instituição de ensino, o local de oferta, o curso, o grau ou o turno e depois clicar em pesquisar. A lista com todos os nomes “aprovados” da instituição estarão em ordem alfabética.

O Sisu tem por finalidade dar acesso a diversas universidades federais e estaduais no Brasil.

PUBLICIDADE

As inscrições do Sisu

As inscrições para o segundo semestre foram encerradas às 23h59, desta última sexta feira, dia 15 de junho. O Ministério da Educação divulgou um balanço onde até as 19h de sexta feira, mais de 450 mil candidatos haviam feito mais de 900 mil inscrições. A quantidade é o dobro pois todos os candidatos poderiam se inscrever em até duas opções de cursos nas instituições de ensino.

Com a possibilidade de se inscrever em dois cursos, os candidatos sempre escolhem os de maior desejo e um “plano B” caso sejam aprovados nos dois, a escolha é sempre o do desejo maior.

PUBLICIDADE

Quem está apto para as inscrições deste segundo semestre do Sisu?

Aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 e não tiveram nota zero na redação, poderiam se inscrever para tentar uma vaga nas universidades estaduais e federais.

A quantidade de vagas cedidas pelo MEC para esta segunda etapa de 2018 foram um total de 57.271 vagas.

Instituições que participam do programa

Neste 2º semestre a adesão ao programa foi maior, onde 68 instituições estão participando. Destas, 30 são universidades federais, 27 são institutos federais, 7 são universidades estaduais, 2 são centros de educação tecnológica federais e um centro universitário público estadual.

O que é o Sisu?

O Sisu é um sistema criado pelo Ministério da Educação, onde instituição públicas de ensino superior, podem oferecer vagas a estudantes que realizaram o Enem e se enquadraram nas exigências mínimas do programa.

Quais são as próximas etapas do Sisu no 2º semestre?

Os candidatos devem prestar atenção nas datas estipuladas pelo MEC para não perder as oportunidades.

  • A matrícula dos aprovados deve ser feita entre os dias 22 e 28 de junho (2018).
  • Já as inscrições na lista de espera devem acontecer entre os dias 22 e 28 de junho (2018).

O Sisu informou que a convocação dos candidatos que estão na lista de espera, irá acontecer entre o período de 03 de junho a 21 de agosto.