Sociedade

Jogo entre Argentina e Israel é cancelado mediante protestos

0
protesto selecao argentina amistoso israel

O jogo amistoso previsto para ocorrer no próximo sábado, dia 09 de junho, a 5 dias do início da Copa do Mundo na Rússia, entre as seleções da Argentina e Israel foi cancelado mediante uma grande onda de protestos no último dia de treino da seleção.

O jogo iria acontecer em Jerusalém, mas de acordo com a Associação de Futebol Argentino (AFA), os atletas se reuniram com o presidente Claudio Tapia da associação e citaram que não desejam entrar em campo por medo das confusões durante a partida e também em torno do estádio.

Após o pedido dos jogadores a AFA acabou cancelando o jogo amistoso do próximo sábado, entendendo que será melhor para o bem do futebol.

Os protestos

Diversos manifestantes levaram bandeiras da Palestina no último treino da seleção argentina, onde esses e outros fatos acabaram sendo os responsáveis pelo cancelamento da partida.

A própria Associação de Futebol da Palestina havia solicitado o cancelamento do jogo, pois pelo fato de ele ser realizado em Jerusalém, significaria uma enorme afronta ao país. O jogo inclusive seria em uma cidade anexada ao território de Israel.

protesto selecao argentina amistoso israelFoto: Reuters

A data marca a celebração do 70ª aniversário da criação do Estado de Israel e pode ter como significado uma afronta contra a equipe. Segundo comentários do embaixador da Palestina na Argentina, Husni Abdel Wahed, o momento é triste para a equipe, pois é recebida com um grande apoio e carinho por cidadãos árabes e palestinos, porém fica fora de cogitação magoa-los por conta de uma quebra de direito internacional.

Entendendo o motivo dos protestos

No último dia 14 de maio, indo contra todas as recomendações internacionais, inclusive de grandes órgãos como a ONU, os Estados Unidos inauguraram uma embaixada americana na cidade de Jerusalém, retirando todas as representações diplomáticas da cidade de Tel Aviv.

Com este ato, o presidente americano Donald Trump, reconheceu a cidade como a verdadeira capital de Israel, indo contra diversos países árabes, União Europeia e foi encarado como uma grande afronta para o povo palestino.

Na ocasião houve uma guerra em Gaza, onde mais de 50 palestinos foram mortos por soldados israelenses.

Os protestantes em torno do campo onde a seleção argentina realizava o seu treinamento, gritavam palavras de indignação e estavam com camisetas da seleção manchadas de vermelho, representando o sangue dos mortos no confronto.

Como fica o jogo da Argentina contra Israel?

Após a suspensão do amistoso, Jorge Sampaoli, técnico da Argentina, realizou a solicitação de um novo amistoso antes do início da Copa do Mundo, porém na cidade de Barcelona na Espanha. O local é onde estão instalados os jogadores argentinos, que se preparam antes de realiza a viagem “definitiva” para a Rússia.

Pode ser que o jogo não ocorra contra Israel.

Já houve um jogo de aquecimento para a Copa, contra o Haiti no estádio La Bombonera. Na ocasião o time argentino acabou goleando o Haiti por 4 x 0.

A Argentina estreia no Mundial contra a seleção da Islândia, no próximo dia 16 de junho, às 10h (horário de Brasília) no Estádio Spartak, com capacidade para 45 mil torcedores.

Wes
Atualmente estudando Engenharia de Software já fui também estudante de Jornalismo. Interessado nas áreas de literatura, cinema, fotografia, programação, banco de dados e afins. Já escrevi alguns artigos para revistas eletrônicas.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Sociedade