Apesar de já fazer parte da política de regras do Facebook, da qual proíbe a criação de perfis na rede social por menores de 13 anos de idade, nesta última quarta feira (25 de julho), a empresa americana prometeu que irá excluir todas as contas de usuários com menos de 13 anos e que irá adotar medidas mais rígidas para futuros cadastros.
A empresa conta que atualizou as orientações feitas a seus revisores de perfis, onde agora a lei é suspender qualquer conta que haja fortes indícios de que o usuário seja menor de 13 anos. Há também opções de denúncias de perfil, dos quais também podem ser excluídos e outras regras independente da idade do usuário, que também podem resultar nas exclusões.
O comunicado oficial do Facebook
Quem fez o comunicado oficial foi a vice-presidente global de Políticas de Conteúdo do Facebook, Monika Bickert. Ele foi realizado após uma reportagem do canal britânico, Channel 4, que levantava diversas questões sobre política de privacidade e a questão da idade dos usuários era uma delas.
Segundo Monika, a rede social não permite que pessoas com menos de 13 anos possam abrir uma conta no Facebook. Quando há denuncias e suspeitas, os revisores da empresa irão analisar os conteúdos do perfil, para tentar descobrir a idade.
Caso hajam indícios de que o usuário tenha menos de 13 anos, a conta será suspensa e não será possível mais ser acessada, até que sejam fornecidas provas de que a idade do mesmo, seja maior do que 13 anos. Monika diz que estão trabalhando arduamente para que o Facebook seja um local seguro para todos..
No comunicado da vice-presidente, há diversas citações sobre as políticas atuais da empresa, que são claras sobre o que é e o que não é permitido no Facebook, dos quais muitas das vezes são ignorados pelos usuários.
Contratação de novos funcionários
No mundo todo a empresa relatou que foram aumentados o contingente de trabalhadores responsáveis por revisar denúncias de perfis e conteúdos dentro da rede social. Em um comunicado, foi exposto que a empresa dobrou o número de pessoas que estão trabalhando nas equipes de proteção e segurança.
Atualmente são 20 mil pessoas trabalhando na área de segurança e mais 7,5 mil trabalhando como revisores de conteúdo. Este é um número ainda considerado pequeno em vista da quantidade de usuários.
Hoje o Facebook é utilizado por mais de 1,4 bilhão de pessoas, que utilizam a plataforma todos os dias, publicando milhares de fotos, vídeos, textos, compartilhando, curtindo, etc. Fica um pouco difícil vistoriar 100% dos casos.
O conteúdo é propagado inclusive em diversos idiomas e envolvem uma análise bem complexa antes de finalmente serem excluídos. É preciso avaliar se o conteúdo é de bullying, discurso de ódio, terrorismo, crimes, conteúdo sexual e outros, que podem ou não passar por uma revisão. É preciso sempre realizar uma denúncia para que o conteúdo possa ser avaliado por um membro da equipe de segurança.
O que pode ser ofensivo para um, pode não ser para o outro. É um tema bem complexo.
Eventos pela Europa
O Facebook neste ano de 2018 já realizou três grandes eventos na Europa, onde foram ouvidas e avaliadas diversas sugestões de pessoas ligadas aos direitos humanos e também da liberdade de expressão. Em uma destas reuniões também foram ouvidas ideias de especialistas em segurança infantil e contraterrorismo.
Estas ideias estão sendo aprimoradas e aos poucos sendo aplicadas na rede social, principalmente neste período próximo a eleições presidenciais em diversos países.
A exclusão de usuários menores de 13 anos é apenas uma das medidas das quais veremos nos próximos dias.
Algumas mudanças de segurança também estão previstas para outras redes do grupo, como por exemplo, o Instagram.