Economia

Temer pede no Brics o fim da sobretaxa ao açúcar e ao frango cobrado pela China

0
reuniao brics africa do sul

O presidente do Brasil, Michel Temer realizou uma viagem para a África do Sul nesta semana, onde estão sendo realizadas reuniões importantes com outros países, inclusive uma reunião do Brics, grupo político de cooperação composto pelo Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e China.

Nesta reunião, Temer acabou pedindo na manhã desta quinta feira, 26 de julho, na cidade de Joanesburgo, ao presidente da China, Xi Jinping, que seja colocado um fim na sobretaxa do açúcar e frango brasileiro.

Esta é a 10ª Cúpula do Brics, que teve início nesta quinta e vai até amanhã, dia 27 de julho.

Fim da sobretaxa ao açúcar e ao frango

O presidente Temer relatou que o assunto sobre o aumento da cota do açúcar e principalmente do frango, dos quais sofreram com as taxas dos últimos meses, foram o tema principal de sua argumentação com o presidente chinês. Ele pediu que fosse deixado um pouco de lado a sobretaxa aos produtos, para que o Brasil possa aumentar as exportações para o país.

O presidente brasileiro ainda disse que o Brasil pretende exportar para a China, diversos produtos processados que são derivados de soja, como o farelo e o óleo do grão.

Ele ainda ressalta que o Brasil é um dos principais exportadores de soja à China, porém o que é enviado ao país é apenas o grão da soja. O que o país deseja é que seja possível enviar também os itens processados, para que a China não tenha o trabalho de industrializa-lo. Temer ainda disse que a proposta foi recebida de bom grado por Xi Jinping e que ela será analisada com calma nos próximos dias.

Reunião do Brics na África do Sul

A cúpula do Brics vai até o próximo dia 27 de julho (sexta-feira), na cidade sul africana de Joanesburgo. O principal desejo do Itamaraty é que as negociações de abertura de um escritório regional do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o projetado banco do Brics, possa avançar e seja definido a inauguração de uma sede em São Paulo, com uma filial na capital federal (DF).

A fundação do banco do Brics ocorreu no ano de 2014, em uma cúpula que ocorreu na cidade de Fortaleza, Ceará. O banco foi inaugurado na cúpula que ocorreu em 2015, na cidade de Xangai, China.

O principal objetivo do banco é financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento dos países que compõe o Brics e também países em desenvolvimento e economias emergentes.

Durante esta cúpula de 2018, também está previsto que os países do Brics, acertem o fortalecimento do intercâmbio de boas práticas comerciais relacionadas a área de aviação. Outro tema está ligado a área de segurança, pois há um pedido de troca previsto, de imagens de satélites entre os integrantes do grupo, sem qualquer cobrança pré estabelecida.

A cúpula acontece em um momento muito importante da economia internacional, onde o governo americano vem impondo diversos aumentos sobre exportações de outros países, dos quais também estão realizando represálias comerciais sobre as exportações dos Estados Unidos.

Apesar do clima tenso, é possível fechar diversos acordos interessantes para todos por conta da situação.

Wes
Atualmente estudando Engenharia de Software já fui também estudante de Jornalismo. Interessado nas áreas de literatura, cinema, fotografia, programação, banco de dados e afins. Já escrevi alguns artigos para revistas eletrônicas.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Economia