Skip to content

Data da final da Libertadores 2019 em jogo único é divulgada

libertadores america 2019

A data da final da Libertadores 2019 no novo formato de jogo único foi divulgada nesta última semana e irá ocorrer no dia 23 de novembro de 2019, em um sábado.

PUBLICIDADE

A data foi escolhida em uma reunião do Conselho da Conmebol em Moscou, que ocorreu na data de hoje, 11 de junho de 2018. A divulgação veio em meio a outra mudança na forma como será realizada a final da Copa Libertadores da América de 2019, sendo que agora ela será feita em apenas um único jogo, sem o famoso jogo de ida e volta.

Com a mudança para um único jogo, segundo a explicação da Conmebol, é tentar fazer com que o seu torneio principal de clubes, se equivale a Liga dos Campeões realizada na Europa. O jogo irá acontecer em um horário nobre e em um dia que a população pode dedicar um pouco do seu tempo para ficar de frente para a televisão.

Local da final da Libertadores 2019

Apesar de divulgar a data e as mudanças, o local da final ainda não foi decidido. A princípio a cidade de Lima seria a mais favorita, mas a cidade de Santiago também está na disputa para sediar o jogo.

O anúncio oficial da cidade sede do jogo, será anunciada no sorteio da próxima Libertadores da América, que ocorre no mês de dezembro.

Mudanças na Libertadores

A Conmebol anunciou que a edição deste ano de 2018 será a última com uma decisão em duas partidas, o famoso “ida e volta”. A novidade foi aprovada pelo conselho com todos os votos a favor.

PUBLICIDADE

O estádio que ainda será definido pela federação, será anunciado no próximo mês de dezembro e a previsão é que a competição seja definida em uma partida nos mesmos “moldes” da Liga dos Campeões (UEFA).

A princípio cada time finalista irá receber US$ 2 milhões e 25% da receita gerada pela bilheteria, porém os clubes não irão precisar se preocupar com a organização do evento, apenas se concentrarem para a partida.

O presidente da Conmebol Alejandro Domínguez lançou uma nota no site oficial, onde citou que a partida será um grande evento turístico, cultural e principalmente esportivo. A modalidade irá trazer grandes benefícios para os times sul americanos, bem como para a sua torcida e o espetáculo em geral. A intenção é que o evento traga uma melhor experiência para os torcedores, tanto aqueles que ficarem de frente para as televisões como aqueles que forem até o estádio.

Já nos quesitos econômicos e de desenvolvimento estas mudanças irão trazer maiores receitas para a Libertadores, tanto para os clubes como para a entidade, que poderá melhorar ano após ano a forma como será divulgada e realizada a competição. Domínguez ainda citou que foram realizados diversos estudos técnicos, por consultores capacitados, para que o torneio tome proporções globais.

Entre os principais aspectos que a Conmebol pretende divulgar para o mundo com as novidades no torneio da Libertadores, estão toda a emoção do espetáculo, toda sua organização a nível europeu, a segurança, infraestrutura desportiva do continente sul americano, a justiça desportiva e toda a parte de comercialização dos direitos audiovisuais e de mercado da competição.