Skip to content
PUBLICIDADE

Começa no final da noite de hoje o horário de verão

PUBLICIDADE

O horário de verão vai começar na madrugada deste domingo, dia 04 de outubro, no mesmo dia da realização da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite do dia de hoje, sábado, 03 de novembro, os brasileiros que habitam as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que englobam dez estados e o Distrito Federal, precisam adiantar o relógio em uma hora.

Com esse horário especial entrando em vigor, o Brasil apresentará quatro fusos distintos, dado vez que os estados das regiões Norte e Nordeste continuarão a praticar o horário normal. O atual ministro da Educação, Rossieli Soares,deu um aviso aos candidatos que irão prestar o ENEM para prestarem atenção aos horários. Ele ainda procurou acionar as instâncias responsáveis a fim de que as operadoras não falhem na atualização dos relógios, como acontece há duas semanas.

PUBLICIDADE

Através de nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) elucidou que a alteração do relógio no último dia 21 não aconteceu nas plataformas de rede das operadoras de telefonia, e sim, na realidade, em aplicativos externos que foram instalados nos dispositivos, além do domínio de controle dessas operadoras. A entidade ressaltou ainda que o horário das plataformas de rede e serviços cumpre o calendário oficial e que existe monitoramento virtual durante dias de mudança para assegurar que a modificação da hora aconteça de acordo com o esperado.

As provas que serão aplicadas agora neste domingo correspondem às seguintes áreas do conhecimento: Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e meia para realizar o exame.

PUBLICIDADE

Os portões dos locais de realização do exame vão ser abertos e fechados em horários distintos nos estados, de acordo com o fuso horário, tendo como marco referencial o horário de Brasília.

Fique de olho na programação organizada pelo INEP para este domingo:

  • Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h30 – Início das provas

19h – Término das provas

  • Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.

11h – Abertura dos portões

12h – Fechamento dos portões

12h30 – Início das provas

18h – Término das provas

  • Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima

10h – Abertura dos portões

11h – Fechamento dos portões

11h30 – Início das provas

17h – Término das provas

  • Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).

9h – Abertura dos portões

10h – Fechamento dos portões

10h30 – Início das provas

16h – Término das provas