O horário de verão vai começar na madrugada deste domingo, dia 04 de outubro, no mesmo dia da realização da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite do dia de hoje, sábado, 03 de novembro, os brasileiros que habitam as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que englobam dez estados e o Distrito Federal, precisam adiantar o relógio em uma hora.
Com esse horário especial entrando em vigor, o Brasil apresentará quatro fusos distintos, dado vez que os estados das regiões Norte e Nordeste continuarão a praticar o horário normal. O atual ministro da Educação, Rossieli Soares,deu um aviso aos candidatos que irão prestar o ENEM para prestarem atenção aos horários. Ele ainda procurou acionar as instâncias responsáveis a fim de que as operadoras não falhem na atualização dos relógios, como acontece há duas semanas.
Através de nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) elucidou que a alteração do relógio no último dia 21 não aconteceu nas plataformas de rede das operadoras de telefonia, e sim, na realidade, em aplicativos externos que foram instalados nos dispositivos, além do domínio de controle dessas operadoras. A entidade ressaltou ainda que o horário das plataformas de rede e serviços cumpre o calendário oficial e que existe monitoramento virtual durante dias de mudança para assegurar que a modificação da hora aconteça de acordo com o esperado.
As provas que serão aplicadas agora neste domingo correspondem às seguintes áreas do conhecimento: Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e meia para realizar o exame.
Os portões dos locais de realização do exame vão ser abertos e fechados em horários distintos nos estados, de acordo com o fuso horário, tendo como marco referencial o horário de Brasília.
Fique de olho na programação organizada pelo INEP para este domingo:
- Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas
- Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.
11h – Abertura dos portões
12h – Fechamento dos portões
12h30 – Início das provas
18h – Término das provas
- Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima
10h – Abertura dos portões
11h – Fechamento dos portões
11h30 – Início das provas
17h – Término das provas
- Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).
9h – Abertura dos portões
10h – Fechamento dos portões
10h30 – Início das provas
16h – Término das provas