(Por Reuters)
Uma aeronave indonésia com 189 pessoas a bordo caiu no mar e afundou na segunda-feira, logo após decolar da capital, Jacarta, em um voo para uma região de mineração de estanho, disseram autoridades.
O voo JT610 da Lion Air, um quase novo Boeing 737 MAX 8, perdeu contato com oficiais de terra 13 minutos após a decolagem e caiu a cerca de 15 km da costa.
A Indonésia é um dos mercados de aviação que mais cresce no mundo, embora seu histórico de segurança seja irregular. Se todos a bordo morreram, o acidente seria o segundo pior desastre aéreo do país desde 1997, segundo especialistas do setor.
“Ainda não sabemos se há sobreviventes”, disse Muhmmad Syaugi, chefe da agência de busca e resgate, em uma coletiva de imprensa, acrescentando que nenhum sinal de socorro foi recebido do transmissor de emergência da aeronave.
“Esperamos, oramos, mas não podemos confirmar.”
Itens como fones de ouvido e coletes salva-vidas foram encontrados em águas com cerca de 30 a 35 metros de profundidade, perto de onde o avião, um Boeing 737 MAX 8, perdeu contato, disse ele.
“Já estamos lá, nossos navios, nosso helicóptero está pairando acima das águas, para ajudar”, disse Syaugi. “Estamos tentando mergulhar para encontrar o naufrágio.”
As ambulâncias estavam alinhadas em Karawang, na costa leste de Jacarta, e a polícia preparava botes de borracha, disse um repórter da Reuters. Barcos de pesca estavam sendo usados para ajudar na busca.
Pelo menos 23 funcionários do governo estavam a bordo do avião, que um porta-voz de navegação aérea disse que tentou voltar antes de perder o contato.
Edward Sirait, diretor-presidente da Lion Air Group, disse a repórteres que a aeronave tinha um problema técnico em um voo da ilha turística de Bali para Jacarta, mas que ela foi “resolvida de acordo com o procedimento”.
Sirait se recusou a especificar a natureza da questão, mas disse que nenhuma de suas outras aeronaves desse modelo tinha o mesmo problema. O Leão operou 11 Boeing 737 Max 8s e não tinha planos de aterrar o restante deles, disse ele.
O acidente é o primeiro a ser reportado envolvendo o amplamente vendido Boeing 737 MAX, uma versão atualizada e mais eficiente em termos de combustível do jato de um único corredor.
A Lion Air, de propriedade privada, disse que a aeronave está em operação desde agosto, e que seu piloto e co-piloto acumularam 11.000 horas de vôo.
O chefe do comitê de segurança de transporte da Indonésia disse que não poderia confirmar a causa do acidente, que teria que esperar até a recuperação das caixas pretas do avião, como o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de vôo são conhecidos.
“O avião é tão moderno que transmite dados do avião e que também vamos rever. Mas o mais importante é a caixa preta”, disse Soerjanto Tjahjono.
Especialistas em segurança dizem que quase todos os acidentes são causados por uma combinação de fatores e raramente têm uma única causa identificável.
O tempo estava claro, disse Tjahjono.
O presidente Joko Widodo disse em entrevista coletiva que as autoridades estavam se concentrando na busca e no resgate, e pediu as orações e apoio do país.