Skip to content
PUBLICIDADE

Máscara PFF2: mais recomendada e eficaz, pode ser reutilizada? Essa e outras dúvidas

PUBLICIDADE

Uma das principais recomendações durante a pandemia sempre foi: use máscara de proteção. Durante o primeiro ano, as máscaras de pano, de confecção caseira mesmo, serviram ao propósito. Agora, no entanto, alguns especialistas já sugerem o uso de máscaras profissionais, as chamadas PFF2.

Essas são máscaras profissionais que, quando bem ajustadas ao rosto, oferecem uma proteção maior ao vírus. Em geral, são máscaras baratas, mas a pandemia fez elevar os preços em alguns lugares, então é preciso estar atento.

Talvez você já tenha ouvido falar também das N95, mas é importante saber que trata-se do mesmo produto. Acontece que, no Brasil, ela é conhecida como PFF2, já em outros países, como Estados Unidos, é conhecida como N95.

PUBLICIDADE

Para o combate ao coronavírus, o uso de máscaras com válvula de ar não é recomendado. Isso porque a válvula não permite a proteção do outro. Isto é, se você estiver infectado, a válvula permite a transmissão do vírus. Você estaria seguro, mas o outro não.

A reutilização da máscara é possível, desde que se respeite algumas orientações. A PFF2 não é lavável, então não faça isso em hipótese alguma. Não aplique álcool ou outros produtos químicos. A forma mais segura de reutilizar a máscara é fazendo um rodízio.

PUBLICIDADE

O ideal é que a máscara, após usada, fique “descansando” por 3 dias, se possível 7. Durante esse período, é indicado que a máscara seja deixada em um lugar arejado, sem contato intenso do sol.

Via: g1.globo.com