Faltam apenas 3 meses para as eleições de 2018, que definirão não somente deputados, senadores, mas principalmente o próximo presidente da República.
As convenções para definições dos candidatos já estão acontecendo. Alguns partidos já definiram qual são os seus candidatos.
Veja abaixo alguns dos candidatos à presidência que já estão definidos.
Ciro Gomes (PDT)
O PDT definiu Ciro Gomes como o candidato à presidência do partido, em uma convenção realizada ontem, sexta-feira, dia 20 de julho.
Ciro Gomes, que atualmente é o vice-presidente do partido, foi ministro da Fazenda entre setembro de 1994 e janeiro de 1995, etapa final do governo de Itamar Franco e começo do governo Fernando Henrique Cardoso.
Ele também ministro da Integração Nacional, entre janeiro de 2003 e março de 2006, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Disputou a Presidência em duas ocasiões (1998 e 2002, tendo perdido em ambas as vezes). Foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza e também deputado estadual e federal pelo Ceará. Já foi filiado a sete partidos (PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB, PROS e PDT).
Vera Lúcia (PSTU)
Vera Lúcia pelo PSTU foi confirmada nesta sexta-feira (20) como candidata à presidência, em convenção do partido. O professor Hertz Dias, da rede pública de ensino do Maranhão, foi anunciado como vice pelo partido. Não existirá coligação no PSTU.
Vera Lúcia tem 50 anos de idade e foi militante do PT, mas foi expulsa do partido em 1992 juntamente com integrantes do grupo político Convergência Socialista, que após alguns anos fundou o PSTU. Ela se candidatou a prefeitura de Aracaju em 2012 e possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Hertz Dias, de 47 anos, é faz parte do movimento negro e integra o grupo Gíria Vermelha, que elabora canções de protesto.
Paulo Rabello de Castro (PSC)
O PSC confirmou o nome de Paulo Rabello de Castro como o candidato do partido para as eleições para presidente de 2018.
Em março deste ano, ele largou a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para poder se filiar ao partido. Em 2016, ele foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no governo de Michel Temer. É formado em Economia e tem mestrado e doutorado pela Universidade de Chicago.
Lista das convenções dos partidos
- 21 de julho
PSOL: Guilherme Boulos – São Paulo – (SP)
Avante: Sem pré-candidato Belo Horizonte – (MG)
PMN: Sem pré-candidato Brasília – (DF)
- 22 de julho
PSL: Jair Bolsonaro – Rio de Janeiro – (RJ)
- 28 de julho
Democracia Cristã: José Maria Eymael São Paulo – (SP)
PTB: Sem pré-candidato Brasília – (DF)
PV: Sem pré-candidato Brasilia – (DF)
PSD: Sem pré-candidato São Paulo – (SP)
- 01 de agosto
PCdoB: Manuela D’Ávila Brasília – (DF)
- 02 de agosto
MDB: Henrique Meirelles Brasília – (DF)
DEM: Rodrigo Maia Indefinido
PP: Sem pré-candidato Brasília – (DF)
- 04 de agosto
PT: Luiz Inácio Lula da Silva São Paulo – (SP)
PSDB: Geraldo Alckmin Brasília – (DF)
Novo: João Amoêdo São Paulo – (SP)
Rede: Marina Silva Brasilia – (DF)
Podemos: Álvaro Dias Curitiba – (PR)
PPS: Sem pré-candidato Brasília – (DF)
PR: Sem pré-candidato Brasília – (DF)
- 05 de agosto
PRTB: Levy Fidelix São Paulo – (SP)
PSB: Ainda sem definição Brasília – (DF)