Skip to content
PUBLICIDADE

Fernando Haddad promete reforma tributária e bancária

PUBLICIDADE

(Por Reuters)

Fernando Haddad disse em uma entrevista de rádio na quinta-feira que planeja enviar projetos de lei de reforma tributária e bancária ao Congresso se eleito em outubro.

Haddad também disse que planeja usar 10 por cento das reservas de moeda estrangeira do Brasil para financiar projetos de energia eólica e solar no nordeste do Brasil.

PUBLICIDADE

Mais sobre Fernando Haddad

“Hadah?” “Hadila?” “Andrade?” Quando Fernando Haddad assumiu o ingresso presidencial do Partido dos Trabalhadores, substituindo o ex-presidente Lula, o ex-prefeito de São Paulo ouviu uma série de pronunciamentos criativos de apoiadores que nunca tinham ouvido seu nome.

Prometendo tornar o “Brasil feliz de novo”, Haddad, de 55 anos, tem tocado a nostalgia dos brasileiros da classe trabalhadora cujo padrão de vida aumentou muito há uma década graças aos generosos programas sociais de Lula em meio a um boom global de commodities.

PUBLICIDADE

A mensagem se conectou com os eleitores mais pobres dos bastiões do Partido dos Trabalhadores, como o nordeste do Brasil, mesmo que eles lutem com seu nome de origem libanesa.

No entanto, ele enfrenta uma reação de brasileiros culpando Lula e o Partido dos Trabalhadores pela corrupção desenfreada e uma profunda recessão econômica depois de governar o país por 13 dos últimos 15 anos.

O desafio de Haddad será lidar com líderes do partido céticos quanto à sua ascensão e convencer os eleitores de que ele pode evitar os erros econômicos dos últimos anos e os escândalos que mancham o legado de Lula.

Um professor de direito gentil com diploma de economia e apenas uma vitória eleitoral em seu nome, Haddad começou a trabalhar para acalmar os investidores afetados pelo gasto público com a última sucessora escolhida por Lula, Dilma Rousseff, que foi impugnada em 2016 por quebrar regras orçamentárias .

Em agosto, Haddad disse à Reuters que estava se reunindo com vários bancos e empresas de investimento para controlar o temor de um retorno esquerdista ao poder – um eco da mudança de Lula para o centro em 2002, quando ele ganhou seu primeiro mandato depois de prometer políticas econômicas ortodoxas.

Analistas financeiros disseram que os investidores o encontraram mais aberto do que esperavam e mais razoável do que o Partido dos Trabalhadores como um todo, embora as preocupações permaneçam mais de uma esquerda nas políticas.

“Haddad está se movendo em direção ao centro economicamente e podemos esperar um governo mais próximo do primeiro mandato de Lula do que o de Dilma Rousseff em termos de ortodoxia econômica”, disse Fabio Knijnik, economista e diretor administrativo da Universidade de São Paulo. fundo de riqueza K2 Capital.

Haddad, que serviu como ministro da Educação sob Lula e usou a popularidade de seu mentor para a Prefeitura de São Paulo, criticou publicamente certas políticas de Dilma que os economistas criticam por aprofundar a pior recessão do Brasil em uma geração.

Em um artigo de uma revista no ano passado, ele questionou seus esforços para conter a inflação, reduzindo os custos dos serviços públicos, como as tarifas de eletricidade e os preços da gasolina.

“Algo estava muito errado. Ninguém pensa em controlar a inflação de um país de tamanho continental, retendo as tarifas municipais ”, escreveu Haddad na revista do Piauí. “A estabilidade macroeconômica não pode ser alcançada por meio da intervenção microeconômica”.

A candidatura de reeleição de Mayad para 2016 enfrentou uma derrota impressionante na primeira rodada, mas ele se orgulha de deixar a maior cidade do Brasil com fundos para investimentos de longo prazo, uma carga de dívida reestruturada e grau de investimento de agências de classificação internacionais.

Knijnik disse que Haddad iria para o centro antes da votação no segundo turno e poderia escolher um economista em desacordo com muitos no Partido dos Trabalhadores sem perder a base do partido.

O mercado espera que Haddad fique próximo do atual assessor econômico Marcos Lisboa, que é bem respeitado pelos investidores.