Skip to content
PUBLICIDADE

China dá os parabéns ao novo presidente do Brasil

PUBLICIDADE

(Por REUTERS)

Na segunda-feira, a China deu os parabéns ao novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, depois que o legislador de extrema-direita venceu as eleições brasileiras em um dramático balanço da esquerda na quarta maior democracia do mundo.

No período que antecedeu a eleição, Bolsonaro retratou a China, seu maior parceiro comercial, como um predador que busca dominar os principais setores de sua economia.

PUBLICIDADE

O porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kang, disse que a China está disposta a continuar aprofundando a cooperação para o benefício das pessoas dos dois países.

“Desenvolver as relações China-Brasil é, na verdade, o amplo consenso de todos os setores nos dois países”, disse Lu.

PUBLICIDADE

Diplomatas chineses baseados em Brasília se reuniram duas vezes com os principais assessores de Bolsonaro nas últimas semanas, segundo os participantes das reuniões.

Seu objetivo é destacar a cooperação com o maior país da América Latina, cujos grãos e minerais alimentaram a ascensão da China, ao mesmo tempo em que tiraram milhões de brasileiros da pobreza no boom resultante das commodities.

As tendências amigáveis ​​de Bolsonaro em relação a Taiwan também são irritantes para Pequim, que considera Taiwan uma província renegada. Bolsonaro, em fevereiro, tornou-se o primeiro candidato à presidência do Brasil a visitar Taiwan, desde que o Brasil reconheceu Pequim como o único governo chinês sob a política de Uma China nos anos 1970.

Lu disse que o princípio “uma só China”, que se refere às alegações da China de que Taiwan é uma parte inseparável do mesmo, era um princípio comum reconhecido pela comunidade internacional.

Mais de Bolsonaro: presidente francês Macron congratula Bolsonaro

O presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou nesta segunda-feira Jair Bolsonaro por sua vitória nas eleições presidenciais do Brasil e acrescentou que a França buscará continuar a cooperar no Brasil em áreas que incluem questões ambientais.

“O presidente da República Emmanuel Macron parabeniza Jair Bolsonaro, eleito pelo povo do Brasil para se tornar presidente da República Federativa do Brasil no domingo, 28 de outubro”, disse um comunicado do escritório de Macron.

“A França e o Brasil têm uma parceria estratégica baseada em valores comuns de respeito e promoção de princípios democráticos”, acrescentou Macron em sua declaração.

“É no respeito desses valores que a França deseja continuar sua cooperação com o Brasil na resolução de grandes questões do dia, bem como em áreas como paz, segurança internacional e questões ambientais no contexto do Acordo Climático de Paris, Concluiu a declaração de Macron.