Skip to content
PUBLICIDADE

Aprenda como descobrir local de votação pelo e-Título

PUBLICIDADE

Quando uma pessoa faz 16 anos de idade aqui no Brasil, ela já está apta para fazer o seu título de eleitor; contudo, o seu voto é facultativo. O voto é obrigatório a partir dos 18 anos de idade. Quando se confecciona o título de eleitor, ele normalmente consiste em um papel especial com as devidas marcações e campos. Contudo, o título de eleitor de antigamente foi trocado pelo aplicativo e-Título, e, além de mostrar as informações a respeito de zona eleitoral, seção e número do eleito, possui a disposição ainda uma outra informação muito importante: o local de votação.

Reprodução/R7

As eleições em algumas localidades, foram para o 2º turno, além da votação para presidente também ter ido para 2ºturno. É possível que nesse ínterim quem se absteve deseje votar e por essa razão não conhecer o local de votação.

O aplicativo pode ser de enorme utilidade também para aqueles que transferiram o seu título para uma outra cidade e não sabem qual é o seu novo local de seu colégio eleitoral. Descubra abaixo como conseguir essa informação em dispositivos que usam o sistema iOS e Android, no passo a passo a seguir:

PUBLICIDADE
  1. Faça a instalação do aplicativo no celular. Quando você abrir o app pela primeira vez, será preciso colocar as informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, número do título e nome dos pais. Logo depois, clique em ‘Acessar’.
  2. Em seguida, clique em ‘Onde Votar’, no canto inferior esquerdo da tela do seu aparelho. Todas as informações pertinentes ao local de votação estarão disponíveis.

Para os eleitores que efetuaram a biometria, no dia da votação o e-Título vai mostrar a sua foto e o app será utilizado para fazer a identificação. Para quem não efetuou o procedimento, será preciso estar munido do documento oficial com foto, como CNH ou RG.