Skip to content
PUBLICIDADE

1.695 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral foi obrigada a substituir 1.695 urnas eletrônicas em todo o território brasileiro neste domingo, 7 de outubro, em consonância com o último boletim que foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o tribunal, o número equivale a 0,33% do total de 454,4 mil urnas usadas no pleito deste ano. A cidade de Três Coras, no Rio Grande do Sul, teve a necessidade de usar a votação manual.

Os estados que apresentaram o maior contingente de urnas eletrônicas com defeito foram Minas Gerais (438), Pernambuco (192) e São Paulo (163).  A Justiça Eleitoral também efetuou o registro da prisão de seis candidatos . No total, foram registradas por volta de 183 ocorrências de irregularidades (como, por exemplo,o transporte de eleitores até o local de votação e boca de urna).

PUBLICIDADE

Em São Paulo, a eleitora Flávia Denone contou que teve problemas ao buscar votar para presidente. De acordo com o seu relato, a urna exibia voto nulo mesmo o número que ela digitou ser precisamente o de seu candidato de preferência.

“Na hora de computar meu voto para presidente, por três vezes eu digitava o número correto do meu candidato e a urna dizia que eu estava votando nulo. Aí eu alertei os mesários, passaram-se dois minutos aí eu tentei de novo e computaram o meu voto”, falou Flávia, que vota em uma escola situada na Vila Formosa, zona leste da capital paulista.

PUBLICIDADE

A votação terminou às 17h, de acordo com o horário local de cada região. No total, há mais de 147,3 milhões de brasileiros aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

A votação também já terminou para eleitores brasileiros que moram em outros países. Até as 10h, no horário de Brasília, puderam realizar seus votos nas urnas eletrônicas os brasileiros que estão na Nova Zelândia, Austrália, China, Cingapura, Coreia do Sul , Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal,  Omã, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste e Vietnam.