Novelas

Debate na Rede TV! “Lição de moral” de Marina Silva em Bolsonaro e foco geral em temas econômicos

0

REUTERS/Paulo Whitaker/Reprodução

Assuntos pertinentes ao campo da economia, como, a nível de exemplo, os índices de desemprego no Brasil, os impostos e a famigerada PEC (Proposta de Emenda Constitucional) foram os pontos principais, os mais intensamento discutidos no segundo debate televisivo entre os candidatos à Presidência da República agora em 2018, realizado pela Rede TV! na sexta-feira, dia 17 de agosto, sexta-feira.

A despeito das inúmeras tentativas do PT na Justiça, não foi possível haver a participação do ex-presidente e candidato Luis Inácio Lula da Silva. A Rede TV! havia comentado que deixaria um púlpito com o nome de Lula, porém não cumpriu aquilo que havia prometido. Em uma nota lida no começo do encontro, a emissora explicou que tirou o púlpito voltado ao ex-presidente atendendo a uma solicitação dos 8 candidatos ali presentes. A única exceção a essa regra foi Guilherme Boulos, que foi contra esse pedido.

Além de Guilherme Boulos, o debate contou com a participação de outros 7 candidatos: Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota) e Jair Bolsonaro (PSL).

O debate contou com 4 blocos. O tom das discussões foi bastante elevado no decorrer da maior parte do encontro. A troca de farpas mais intensa aconteceu no terceiro bloco, embate esse protagonizado por Marina Silva e Jair Bolsonaro, onde Marina afirmou, dentre outras coisas, que ele achava erroneamente que os problemas do Brasil, como a questão da segurança pública e a desigualdade entre os gêneros podiam ser solucionados na base “do grito e da violência”.

“Você acha que pode resolver tudo no grito, na violência. Nós somos mães, nós educamos os nossos filhos. A coisa que uma mãe mais quer é ver um filho sendo educado para ser um cidadão de bem. E você fica ensinando para os nossos jovens que têm de resolver as coisas na base do grito, Bolsonaro. Você é um deputado, um pai de família. Você um dia desses pegou a mãozinha de uma criança e ensinou como é que se faz para atirar. Você sabe o que a Bíblia diz sobre educar uma criança? “Ensina a criança no caminho que deve andar e até quando for grande não se desviará do caminho”. É esse o ensinamento que você quer dar ao povo brasileiro? E, numa democracia, o Estado é laico”, falou Marina.

Ciro Gomes vs Geraldo Alckmin

Alckmin e Ciro se “enfrentaram” duas vezes no debate. Na primeira oportunidade de confrontarem um ao outro, Ciro Gomes perguntou ao ex-governador de São Paulo e, no decorrer do debate, falaram a respeito de pontos específicos sobre economia.

“O senhor esteve a favor dessa emenda (a PEC dos gastos) e eu fui contra. Nós estamos aqui, respeitosamente, nada pessoal, discutindo a concepção de país. O senhor, eleito presidente da República, revogaria ou manteria esse teto de gastos?”, questionou Ciro.

Alckmin respondeu então que a emenda existe pelo fato das contas públicas terem estourado na época do PT e, além disso, que o problema maior não seria a polêmica PEC, mas que há necessidade de reduzir o tamanho do Estado.

Danieli Mennitti
Possuo graduação e mestrado em História pela UNESP. Faço parte da equipe de redação do portal Resumo. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Interesso-me e escrevo sobre os mais variados assuntos.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Novelas