Skip to content

Aretha Franklin, a rainha do soul, morre aos 76 anos de idade

ago 16, 2018

A cantora americana Aretha Franklin morreu hoje, aos 76 anos de idade, de acordo com informações do empresário dela.

No ano de 2010, Aretha foi diagnosticada com câncer. Desde então, a saúde dela vinha tendo altos e baixos. Após uma operação, ela foi submetida a um conjunto de tratamentos que fizeram com que ela perdesse vários quilos. Contudo, mesmo estando doente, ela continuava a fazer shows.

Poucos dias atrás, uma nota divulgada na imprensa dizia que a família solicitava preces por ela pois ela “estava gravemente doente”.

PUBLICIDADE

A causa oficial da morte foi um câncer de pâncreas em estágio avançado, conforme um comunicado divulgado para a imprensa, fazendo uma citação sobre o médico de Aretha. Ela deixou 4 filhos.

“Em um dos piores momentos de nossas vidas, não somos capazes de encontrar as palavras corretas para expressar a dor em nossos corações. Perdemos a nossa matriarca e o pilar de nossa família. O amor que ela nutria por seus filhos, netos, primos e sobrinhos era simplesmente ilimitado”, enunciou  família da cantora através de comunicado.

“Estamos muito emocionados com todo o amor, carinho e apoio que recebemos de fãs e amigos. Muito obrigado pelas preces e pela compaixão. Sentimos o amor de vocês por Aretha e ele nos trouxe alento para compreender que o legado dela vai permanecer. Nesse nosso luto, solicitamos privacidade e respeito em uma hora tão difícil como essa”. Ainda não existe nenhuma informação a respeito do funeral.

PUBLICIDADE

Assim que saiu o anúncio da morte de Aretha, artistas e famosos de todo o planeta lamentaram profundamente a notícia, comentando também o tamanho de influência que ela exercia sobre eles.

Uma das últimas apresentações de Aretha Franklin, realiza em novembro de 2017, na cidade de Nova York, ela já dava sinais de fraqueza e de que estaria debilitada. De acordo com uma fonte próxima da diva para o site “TMZ”, em seus últimos dias ela estaria portando menos de 40 kg.

Em 2017, mais debilitada, Aretha Franklin anunciou a sua retirada dos palcos. Entretanto, deixou claro que iria manter o seu trabalho nos estúdios e que poderia se disponibilizar para uma ou outra apresentação em algum evento especial.

Isso realmente ocorreu em novembro do mesmo ano, em uma celebração sobre os 25 anos da fundação de Elton John na luta contra a AIDS. Ela encerrou a noite com um setlist que incluía a famosa I say a little prayer e Freeway. No mesmo mês, ainda teve folego para lançar aquele que seria o seu último álbum – “A Brand New Me“.

Agora em 2018, devido a ordens médicas, ela cancelou duas dessas atrações especiais: uma em março, em Newark e outra em Abril, no New Orleans Jazz and Heritage Festival.

Entre alguns dos maiores sucessos da cantora estão as músicas “Respect”, “I Say A Little Prayer”, “Baby I Love You”, “Chain of Fools”, “I Never Loved a Man the way I love You”, “Call Me”,”Son of a Preacher Men”, “Spanish Harlem”, “Angel”, “I’m love”, entre várias outras.

Ganhou inúmeras premiações e condecorações, além de obviamente estar entre as maiores cantoras de toda a história da música.