Skip to content
PUBLICIDADE

Segredos de carro autônomo é roubado por funcionário da Apple

segredos apple carro autonomo
PUBLICIDADE

Uma notícia foi bem propagada na última semana por dois fatos interessantes. O primeiro é o fato de um funcionário da Apple, (que após esta suspeita acabou sendo demitido se tornando ex-funcionário) roubou segredos comerciais relacionados a um carro autônomo da Apple.

E o segundo é o fato da Apple também estar desenvolvendo tecnologias ligadas a carros autônomos, sob suspeita de também efetuar um lançamento nesta área, participando da corrida por ser a primeira empresa a lançar um carro autônomo 100% funcional e sem falhas.

As autoridades dos Estados Unidos acusam o ex-funcionário da Apple, Xiaolang Zhang, de baixar um modelo secreto da empresa, que está relacionado a carros autônomos, e que em seguida tentou fugir do país com destino a China.

PUBLICIDADE

O governo apurou que Xiaolang Zhang estava com intenções de trabalhar para uma startup chinesa de veículos autônomos, e que para fugir do país acabou reservando um voo de última hora, poucos minutos após efetuar o download de um plano secreto relacionado a confecção da placa de um circuito Apple para carros autônomos.

Xiaolang Zhang foi preso no último dia 07 de julho, ainda nos Estados Unidos, quando passava por um posto de segurança no aeroporto de San Jose.

PUBLICIDADE

Segredos da Apple

Como o caso se tornou público, muitas perguntas foram direcionadas para a Apple, a qual não respondeu a nenhuma delas. A advogada que foi nomeada provisoriamente para representar Xiaolang Zhang, também evitou entrevistas e não respondeu a nenhuma pergunta.

Mas com essa notícia, o que tudo indica é que a Apple está sim desenvolvendo sistemas que permitem veículos a serem guiados por computador. É possível que os planos sejam somente relacionados a circuitos, porém não é 100% garantido que ela também não esteja desenvolvendo um carro completo.

Em 2017 cientistas da Apple divulgaram um relatório de pesquisas, na qual a intenção é ajudar os computadores a detectarem objetos de rua tridimensionais, principalmente seres vivos, a principal preocupação das empresas.

Carros autônomos

O sonho de entrar em um carro e ele se dirigir sozinho para algum destino não é mais alto totalmente futurista e distante. Diversas empresas estão com as pesquisas de desenvolvimento de veículos autônomos bem adiantadas e estimasse que até o ano de 2020 alguns modelos já estejam disponíveis no mercado para compra.

Empresas que estão a frente desta “corrida” são as de tecnologia, principalmente ligadas a transporte como o Uber e Waymo, que fazem parte da empresa ligada ao Google, Alphabet. E também tradicionais fabricantes de automóveis como a Ford, Nissan, Mercedes-Benz, Toyota e General Motors (GM), que contam com centros de pesquisa dedicados totalmente ao desenvolvimento desta tecnologia.