Skip to content
PUBLICIDADE

Promissor! Vacina brasileira contra a covid pode proteger por 12 anos

PUBLICIDADE

O Brasil entrou oficialmente na corrida científica internacional com o anúncio dos imunizantes brasileiros contra a covid-19. Os anúncios foram feitos em sequência, revelando a Versamune e a ButanVac, duas vacinas brasileiras que podem estar disponíveis ainda ao fim do ano.

Novos detalhes sobre a Versamune foram divulgados e chamam a atenção, com especificações que são muito promissores e aumentam as expectativas sobre um futuro sem o medo da covid-19. A vacina vem sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP.

A vacina tem ainda parceria com a Farmacore Biotecnologia e a norte-americana PDS Biotechnology. O grupo pediu à Anvisa a liberação para começar os testes em humanos, o que marca um dos estágios principais no desenvolvimento da vacina.

PUBLICIDADE

O estágio de testes em humanos é fundamental e gera respostas técnicas sobre a eficácia e segurança da vacina. Para entrar nessa fase, todos os desenvolvedores precisam da autorização da Anvisa, inclusive os internacionais que queiram realizar testes dentro do país.

Passada essa fase, os laudos são enviados à Anvisa que passa a ser responsável por decidir se a vacina pode ou não ser aplicada em massa.

PUBLICIDADE

Por enquanto, os dados existentes sobre a Versamune foram obtidos através dos testes em animais e se mostraram extremamente promissores. Um dos dados aponta, por exemplo, que a imunidade da vacina pode durar 12 anos. Além disso, os pesquisadores também já sabem que a vacina precisará ser aplicada em duas doses.

Via: noticias.r7.com