Skip to content
PUBLICIDADE

Por erro, 28 crianças e uma gestante recebem vacina contra a covid no lugar de vacina contra a gripe

PUBLICIDADE

Um erro humano resultou em um grande problema na cidade de Itirapina, São Paulo. 46 pessoas receberam erroneamente a vacina contra a covid-19 quando deveriam, na verdade, ter recebido a vacina contra a gripe.

Ao todo, 18 adultos e 28 crianças receberam a vacina da Coronavac. Desses adultos, uma é gestante. O caso agora precisa ser acompanhado por médicos, já que a vacina em questão não é liberada para nenhum dos dois grupos.

O erro não foi isolado. Na cidade de Diadema, outras 5 crianças também receberam o imunizante contra a covid-19 quando deveriam ter recebido a vacina contra a gripe. De acordo com o G1, as crianças tem idades entre 7 meses e 4 anos.

PUBLICIDADE

O erro apenas foi descoberto durante uma checagem de estoque em Itirapina, quando foi sentida a falta de 4 doses da coronavac. Assim, foi descoberto que uma técnica de enfermagem acabou confundindo as embalagens e enviando a coronavac no lugar da vacina da gripe.

As 46 pessoas foram chamadas pela secretaria de vigilância sanitária do município e informadas sobre a troca. As mães não escondem a apreensão. A mãe do pequeno Pedro, de apenas um ano e 6 meses, revela que entrou imediatamente em contato com a pediatra do menino.

PUBLICIDADE

“Por ser a Coronavac ela acredita que não haverá reações, mas que eu tenho que observar e passar tudo para ela”, relata. A indicação para as crianças é que não recebam a segunda dose porque faltam estudos clínicos sobre a segurança da vacina, o mesmo vale para gestantes.

Via: g1.globo.com