A pandemia da covid-19 é desafiadora em todos os aspectos imagináveis, mas principalmente quando o assunto é emocional. A única forma de conter o avanço do vírus é o isolamento social, o uso de máscaras, o distanciamento.
Para os pacientes que são hospitalizados, a dor é ainda pior porque não são permitidos acompanhantes. Isto é, são pessoas que sabem que estão enfrentando a morte mas não podem segurar a mão das pessoas que amam.
Claro que essa tensão pesa também sobre os ombros dos profissionais de saúde. Levando tudo isso em conta, não é difícil entender porque o vídeo da médica Bruna Falluh cantando viralizou nas redes. Falluh cantava uma canção gospel para pacientes do Hospital M’Boi Mirim.
O Hospital é reconhecido como um ponto de referência para pacientes da covid-19. Falluh explicou sua intenção com a atitude, que acabou comovendo milhões de pessoas. “Eu não queria que os pacientes se sentissem sozinhos. Queria que eles escutassem uma sinfonia que não fosse a dos aparelhos”, conta.
Falluh esta em um dos setores mais dolorosos do hospital, destinado a cuidados paliativos, quando já não se pode fazer nada a não ser aliviar as dores e atuar na minimização dos sintomas.
“Buscamos soluções para momentos em que não há solução. Ficamos ao lado deles pela família, que não está ali”, conta Bruna. A rotina no hospital, explica a médica, é um desafio emocional para todos os envolvidos.
Via: g1.globo.com