Skip to content
PUBLICIDADE

Lua de sangue acontece hoje e é o eclipse mais longo e aguardado deste século

lua de sangue eclipse hoje
PUBLICIDADE

O eclipse lunar mais longo e aguardado deste século, a famosa Lua de Sangue, irá ocorrer HOJE, nesta sexta-feira, dia 27 de julho de 2018. Brasileiros que estarão privilegiados com a visão da lua, serão aqueles que estão mais próximos do litoral, já que nesta época do ano o tempo de permanência desde o nascimento até o “pôr” da lua, acontece no leste do país.

O eclipse total da Lua de Sangue terá uma duração de 1h42, mas na noite e madrugada desta sexta, o fenômeno parcial poderá ser acompanhado, desde que o céu esteja limpo, por até 4 horas dependendo da região.

As cidades onde o fenômeno poderá ser observado melhor, serão as do nordeste, principalmente as cidades de Recife, no estado do Pernambuco e João Pessoa na Paraíba.

PUBLICIDADE

O que são os fenômenos eclipse e Lua de Sangue?

Na noite desta sexta-feira, o fenômeno é muito aguardado, pois acontecem duas variações em um único momento, dado a raridade do mesmo.

Primeiramente hoje é o dia de um eclipse lunar total, quando o Sol, a Terra e a Lua acabam se alinhando, fazendo com que a Terra emita uma sombra no satélite natural, deixando a lua muito escura, sem qualquer tipo de brilho, algo que pode ser acompanhado na noite a olho nu, desde que o céu esteja limpo. A lua fica completamente escura.

PUBLICIDADE

Quem deseja observar melhor o fenômeno, é indicado a utilização de um binóculo ou luneta, para aqueles que tem por hobby a observação do espaço. Mas quem não tiver os equipamentos, não precisa se preocupar, a lua hoje está cheia, o que permite a perfeita observação a olho nu.

Hoje o eclipse lunar irá começar já na tarde, a partir das 16h30. O fim do nascer da lua acontece às 19h20, quando ela estará em uma altura bem considerável no céu. A partir daí, acontece um fenômeno onde ele fica com um tom avermelhado, sendo conhecido como a Lua de Sangue. Mas ele só poderá ser observado mais a noite.

Isso ocorre quando os raios do Sol são “bloqueados” pelo alinhamento com a terra. Porém estes raios passam pela atmosfera e a camada de ar “filtra” estes raios, os reproduzindo de maneira diferenciada para cada uma das cores presentes na luz. Ao passar pela atmosfera e “atingir” o nosso satélite natural, ele acaba deixando a aparência do mesmo, mais “quente”, ou seja, mais vermelha.

Outro fenômeno interessante que acontece juntamente com o Eclipse e a Lua de Sangue é a distância de Marte e a Terra, que hoje estará a aproximadamente 56 milhões de quilômetros. Normalmente em outros períodos de translação a média da distância entre a terra e o planeta vermelho é de 228 milhões de quilômetros.

E hoje em especial, o futuro planeta da civilização, irá aparecer no lado oposto do Sol, sendo um fenômeno a mais ao lado da Lua, onde ambos poderão ser observados durante o eclipse de hoje.

Tire um tempinho para observar este fenômeno da imensidão do nosso espaço, pois o próximo semelhante a esse, só no dia 25 de abril de 2032.