Skip to content
PUBLICIDADE

Gata morre por pneumonia dias após contrair covid-19 e liga alerta preocupante

PUBLICIDADE

Logo no começo da pandemia, muitos tutores de animais domésticos tiveram uma dúvida preocupante, a doença ameaçava animais? Cães, gatos, roedores… Era necessário se preocupar? Por algum tempo, a resposta foi não. Agora as coisas podem estar mudando.

Sabe-se que o vírus tem mudado, basta observar as novas cepas e variantes. Isso acaba adicionando a preocupação em relação ao que pode significar essas mudanças. O risco aumenta para animais de estimação?

Um caso em Caxias do Sul tem ligado o alerta e gerado preocupação. Uma gata de dois anos contraiu a covid-19 dos donos e morreu, apenas dias depois. Ela teve complicações como pneumonia e presença de bactérias pelo corpo.

PUBLICIDADE

O primeiro teste para a covid foi feito na Universidade Caxias do Sul, com resultado positivo. Os tutores da felina então solicitaram que fosse feita uma contraprova. Na segunda vez, a análise foi feita na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

Nas duas vezes, o resultado foi positivo. Os donos contraíram a doença e, a suspeita mais possível, é que eles próprios tenham infectado a gata. Existem ainda dois outros gatos na casa, mas que não manifestaram sintomas.

PUBLICIDADE

O caso agora continua na mão dos cientistas da Universidade de Caxias do Sul, que vão estudar o episódio. Apesar do teste positivo para a covid, os cientistas ainda não podem afirmar que a gata realmente morreu pela doença. Novas análises laboratoriais serão realizadas e, no momento, o caso é considerado raro.

Via: noticias.uol.com.br