Skip to content
PUBLICIDADE

Fiocruz detecta novas mutações nas variantes brasileiras da covid-19 e alerta sobre urgência das vacinas

PUBLICIDADE

Desde que o mundo é mundo, vírus existem. Desde que a ciência estuda os vírus, sabe-se que se trata de micro-organismos que sofrem mutações naturalmente. Qual é o grande problema do novo coronavírus? Ele infecta gente demais, em pouco tempo e isso acelera o seu processo de mutação.

Na prática, isso se torna um desafio ainda maior porque existe o risco real de que as vacinas se tornem obsoletas. O mundo vacina em um ritmo lento, o Brasil vacina em um ritmo mais lento ainda, e isso revela um risco de que a pandemia perdure por anos.

Pesquisadores brasileiros já confirmaram a existência de novas variantes, que surgiram dentro do território nacional. Existem hoje, em circulação comprovada, quatro variantes brasileiras, isto é, quatro versões do vírus que foram desenvolvidas em território nacional.

PUBLICIDADE

Uma das mais preocupantes é a chamada P.1, que surgiu no Amazonas, e além de ser mais transmissível, é também mais suscetível a driblar os anticorpos. E o risco por trás disso é explicado pela virologista Paola Cristina Resende:

“O novo coronavírus está continuamente se adaptando e, com isso, propiciando o surgimento de novas variantes de preocupação e de interesse com alterações na proteína Spike”, afirma.

PUBLICIDADE

O novo estudo foi feito com base em coletas feitas no Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraná, Rondônia, Minas Gerais e Alagoas. A vacina em massa, revela o estudo, é urgente para que a pandemia seja controlada e as vacinas não se tornem obsoletas.

Via: g1.globo.com