Skip to content

Concurso da Polícia Militar para formação de Soldados tem inscrições abertas

Foi aberto o concurso para a formação de soldados da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

PUBLICIDADE

Serão ao todo 1.560 vagas, dividas entre 1.404 vagas para o sexo masculino e 156 vagas para o sexo feminino. A remuneração inicial para soldado é de R$ 3.278,74.

As inscrições serão feitas pelo site: http://www.sistemas2pm.mg.gov.br/inscricao/inscricao.asp, até o dia 30 de julho. A taxa para participação é de 122,95 reais.

Detalhes do Processo Seletivo

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 2 de setembro, bem como avaliações biofísicas e avaliações de títulos, antes do resultado final.

Os aprovados realizarão curso na Academia de Polícia Militar em Belo Horizonte, com data prevista para fevereiro de 2019 e duração de sete meses.

Já no interior de Minas Gerais, os cursos serão realizados em escolas de companhias das regiões, com duração igual de sete meses. O candidato deverá manifestar a região de interesse para trabalho no ato da inscrição.

PUBLICIDADE

O Soldado recém-formado terá além da remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Outros requisitos

O edital prevê ainda outros requisitos para aptidão total aos aprovados do concurso sendo eles: ser brasileiro, possuir nível superior de escolaridade, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, ter entre 18 e 30 anos;

Possuir idoneidade moral, ter altura mínima de 1,60m, bem como sanidade física e mental, ter aptidão física e ser aprovado em avaliação psicológica.

Das atribuições do cargo são principalmente: Promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano, rodoviário, meio ambiente, guardas, etc);

Realizar policiamento ostensivo fardado, executar atividades operacionais diversas, atender e solucionar ocorrências policiais a fim de manter e restabelecer a ordem pública.

Redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos, estabelecer contatos com a população comunitária, a fim de integrá-los na promoção da segurança pública;

Pautar suas ações nos princípios éticos, técnicos e legais; formular relatório em caráter de diagnóstico para o subsetor de sua responsabilidade; conduzir as viaturas da PMMG, com CNH habilitada e credenciada;

Estar apto a lidar com situações de risco, morte e contágio de moléstias; atuar em horários diurnos, noturnos ou rodízios em turnos específicos, trabalhar em contato com o público com supervisão permanente, em ambiente aberto, a pé ou montado em veículos.

O concurso terá validade de 30 dias, podendo ser prorrogado uma vez, a partir do resultado final do concurso das vagas destinadas ao interior do Estado.

Havendo necessidade de preenchimento de novas vagas, serão convocados todos os candidatos já inscritos, para a seleção e serão selecionados aqueles que tiveram maior nota.

Minas Gerais está entre os estados que têm as melhores remunerações para cargos de Segurança. Este concurso da PMMG no entanto, está entre os mais concorridos do Estado. Em 2017, no concurso para Soldado, 20 mil pessoas se inscreveram.

A organização desse Concurso ficou por conta do Centro de Recrutamento e Seleção – (CRS) da Polícia Militar.