Skip to content
PUBLICIDADE

Butanvac: Butantan anuncia vacina própria, 100% nacional, e vai iniciar os testes; 40 milhões de doses garantidas

PUBLICIDADE

O Butantan é o grande parceiro nacional da vacina chinesa, a CoronaVac, mas também está encaminhando seus esforços para uma vacina própria, 100% nacional. O Instituto anunciou a Butanvac, uma vacina 100% nacional.

O Butantan conta com o apoio do governo estadual de São Paulo e vai pedir a Anvisa liberação para começar os testes. A exemplo do que já foi visto em outras vacinas, isso significa que o Instituto vai procurar voluntários dispostos a receber as doses experimentais da vacina.

A notícia é excelente para os brasileiros, que estão presos em meio a dependência de vacinas estrangeiras, a falta de ação do governo federal e a falta de incentivo do governo federal a vacinas nacionais, inclusive das que vem sendo desenvolvidas pelas Universidades Federais do Brasil, a exemplo da UFMG.

PUBLICIDADE

O cronograma do Butantan é começar os testes já em abril, com aval da Anvisa. O Instituto ainda pretende começar a produção das vacinas em maio. Em julho, a expectativa é dispor de 40 milhões de doses prontas para o uso, que vai depender de aprovação da Anvisa.

Um dos pontos mais interessantes da vacina é que ela vem sendo desenvolvida já tendo a variante P1 como alvo. A expectativa é que o poder de imunização da Butanvac seja maior do que as já disponíveis.

PUBLICIDADE

Dimas Covas, diretor do Butantan, acredita que o período de testagens possa ser feito mais rapidamente para que a vacina seja aplicada em curto prazo.

Via: g1.globo.com