Skip to content
PUBLICIDADE

Albert Einstein tem carta que foi escrita durante a época do nazismo leiloada

carta albert einsten nate d sanders
PUBLICIDADE

Uma carta que foi escrita por Albert Einstein e Elsa Löwenthal, sua esposa na época, acabou sendo leiloada na última semana. O artefato histórico foi escrito em pleno assédio nazista. A carta também foi escrita no mesmo dia em que o físico renunciou o seu passaporte alemão, justamente por ele ter origem judaica.

A carta foi leiloada no dia 29 de junho e alcançou o lance de US$ 25 mil, em um leilão organizado em Los Angeles (EUA) pela casa de leilões Nate D. Sanders, famosa nos território americano.

Qual o conteúdo da carta?

Além de todo o fato histórico que envolve a carta, o que se sabe dela, é que ela possui quatro páginas. A carta era direcionada para a irmã do físico, Maja Winteler-Einstein. Ao que se sabe a carta foi escrita no dia 28 de março de 1933, abordo de um navio que deixou o porto de Nova York e seguiu em direção à cidade de Antuérpia na Bélgica, conhecido como SS Belgenland.

PUBLICIDADE

Na Bélgica Einstein acabou entregando o seu passaporte no consulado alemão, abrindo mão da sua permissão para entrar no país.

A carta havia sido escrita poucos minutos antes do navio chegar ao seu destino final, Antuérpia. Elsa mencionava a preocupação com o estado de Tetel Einstein, filho de Albert do seu primeiro casamento. Elsa também relata de todos os seus amigos que estavam presos ou tinham fugido da Alemanha em meio ao comando de Hitler.

PUBLICIDADE

Nesta mesma carta a esposa de Albert Einstein fala sobre o casamento e que ele não anda bem, bem como ao ler uma carta dos filhos Hans e Tetel Albert, não consegue conter suas lágrimas.

Albert acaba concluindo a carta e fala sobre o que está acontecendo em seu casamento, aceitando o seu fim.

A viagem do casal relatada na carta

Einstein e sua esposa estavam indo para os Estados Unidos quando Adolf Hitler acabou sendo nomeado chanceler, dia 30 de janeiro de 1933. Em sua viagem, o cientista que possuía apartamento na capital alemã, foi informado que sua residência havia sido invadida pelos nazistas.

Os nazistas ainda deixaram uma placa com os dizeres “ainda não foi enforcado”. Neste mesmo dia, informaram que havia uma recompensa de US$ 5 mil pela cabeça de Einstein.

Após esta viagem, o casal resolveu retornar para a Alemanha e passar alguns dias em sua casa de veraneio, que ficava localizada a sudoeste de Berlim, em Caputh. A volta para a cidade alemã foi vista com preocupação por seus amigos, por conta das ameaças.

A casa de leilões

Em 2017 a casa de leilões Nate D. Sanders havia recebido propostas para leiloar outra carta de Einstein. Nesta ele fazia críticas a Inglaterra por sua indiferença com o nazismo. Na carta ele também falava um pouco sobre a economia da Grande Depressão, de 1929.

Quem foi Albert Einstein?

Albert Einstein nasceu no dia 14 de março de 1879 em Princeton, e faleceu no dia 18 de abril de 1955. Ele foi um dos físicos mais importantes de todos os tempos, responsável por desenvolver a teoria da relatividade geral, teoria indispensável para a física moderna ao lado da mecânica quântica.

Ele também foi conhecido pela fórmula de equivalência massa/energia, a E=mc², nada menos do que a equação mais famosa de todo o mundo.

Em 1921 ele ganhou o Prêmio Nobel de Física, por todas as suas contribuições para a física teórica e também pela lei do efeito fotoelétrico, fundamental na teoria quântica.