Skip to content

O que a mídia não tem revelado sobre o Covid19?

A pandemia do novo Coronavírus ou COVID-19 tem feito com que se tenha uma grande participação que é da mídia e principalmente dos jornais, das revistas e das TVs e há também um grande desgaste que é experimental, muito significativo pelos novos veículos que são de redes sociais. A Ciência se aproximou de forma inédita com a mídia.

PUBLICIDADE

Os Geneticistas, Pneumologistas, Infectologistas, Historiadores e outros especialistas, apareceram todos os dias em noticiários e também planejaram a rotina de trabalho por meio de entrevistas com jornalistas em todo o Brasil. Muitos desses cientistas não estão acostumados a lidar com a mídia e tiveram de falar sobre a Ciência e a sua produção para o público.

Eles não receberam nenhum treinamento para falar com os jornalistas. Essa nova demanda que aproxima os cientistas da mídia e a sociedade, pressiona para que se tenham treinamentos no futuro e que possam melhorar toda a competência ao falar com a mídia e para um publico que não entende desse assunto. É necessário que o corpo científico entenda sobre as dificuldades desse relacionamento.

O maior teste da nossa geração

PUBLICIDADE

Com certeza a vacina para esse vírus que teve o seu primeiro caso na China e na província de Wuhan, será o maior teste de toda a nossa geração. A mídia está focada apenas no óbvio e algo muito maior pode estar vindo, muito mais impactante ou letal em alguns meses, se a vacina não for descoberta em pouco tempo.

Muitas pessoas acham que os números que são divulgados pela mídia e que são passados pelos governantes não refletem a uma realidade, com esses números podendo ser maiores ainda. A realidade de cidades que são do interior não correspondem com ouras realidades que são da cidade grande. Apesar de diversos veículos de comunicação terem se unido para prestarem esses dados para as pessoas.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas ainda não se deram conta sobre esse vírus que é mortal e que vem dizimando a vida de muitas pessoas, fazendo com que possa acontecer uma reinfecção e se estiver em números alarmantes de muitas pessoas infectadas poderá ter um novo isolamento social, para o sistema de saúde não ter um colapso, o que será muito difícil conter as pessoas em casa e a partir de agora.