Skip to content
PUBLICIDADE

Esta é a ECMO, aparelho que está mantendo Paulo Gustavo vivo, ator está em estado gravíssimo por causa da Covid-19 – Imagem viraliza

PUBLICIDADE

Na noite desta sexta-feira (2), o Brasil recebeu uma notícia que ninguém esperava, o ator e comediante Paulo Gustavo teve uma piora considerável em seu estado de saúde.

Paulo Gustavo foi internado no último dia 13 de março ao apresentar complicações causadas pela Covid-19. No último dia 21 de março seu quadro de saúde se agravou e ele precisou ser intubado, informações do hospital e da família do ator davam conta de que ele estava melhorando.

Infelizmente, nesta sexta-feira, Paulo Gustavo precisou ser colocado em um aparelho conhecido como ECMO, para dar suporte à vida de pacientes graves.

PUBLICIDADE

Como funciona a ECMO?

AkiromaruIstock

Este equipamento funciona como um coração e pulmão artificiais para dar suporte a vida para pacientes que estão com os órgãos comprometidos. A ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), é um equipamento muito complexo e infelizmente seu uso tem sido cada vez necessário por causa dos pacientes que estão ficando cada vez mais graves por causa da Covid-19.

PUBLICIDADE

A ECMO é usada em pacientes de todas as idades, desde os recém-nascidos a idosos em estado grave. Este equipamento possibilita que pacientes graves de Covid-19 que tiveram a função dos pulmões seriamente comprometidas tenham mais tempo para se recuperar.

“A ECMO funciona como um pulmão adicional para pacientes com covid-19 cuja função pulmonar foi muito reduzida, e possibilita que o paciente tenha tempo e condição clínica para se recuperar”, afirmou Celso Freitas, diretor médico da LivaNova, empresa especializada em tecnologia médica.

Quais as vantagens que a ECMO oferece ao paciente?

  • Equilibra a circulação deixando-a mais rápida e eficiente;
  • Permite que o pulmão e o coração descansem para ter maior chance de recuperação;
  • Permite que o paciente receba a hemodiálise ou que passe por outros procedimentos cirúrgico mesmo estando atrelado a ECMO.

Riscos da ECMO aos pacientes:

  • Hemorragia;
  • Infecções;
  • Embolia;
  • AVC.

 

Via: uol.com.br