Skip to content
PUBLICIDADE

Veja as projeções de chances de título da Champions League após jogada a metade da fase de grupos

PUBLICIDADE

Tudo bem que a competição ainda está na metade da sua fase de grupos. Recém foi disputada a terceira rodada, de um total de seis. Mesmo assim, os matemáticos já entram em jogo com as suas projeções de chances de título da Champions League.

Muitos cálculos são feitos, com base em variáveis distintas. As metodologias mudam de acordo com cada um, embora as estimativas muitas vezes sejam parecidas.

Um site especializado em previsões de ligas no futebol, tem analisado a competição europeia de maior destaque no mundo. Para isso, montou uma tabela com diferentes valores.

PUBLICIDADE

Entendendo a tabela de chances de título da Champions League

O site FiveThirtyEight elaborou uma tabela que é constantemente atualizada. Diga-se de passagem, lá realizam-se projeções de vários campeonatos, com eficácia na metodologia.

No caso das chances de título da Champions League, foi separado em três grandes grupos. A nota do time (poder da equipe no geral, ofensivo e defensivo), chances de colocação no grupo (1º, 2º e 3º) e chances de chegar às fases posteriores (oitavas de final, quartas de final, semifinais, final e título).

PUBLICIDADE

Os favoritos a levantar a taça

De acordo com essas projeções, seis times têm mais de 10% de chances de vencer a competição:

  • Manchester City (20%)
  • Bayern de Munique (12%)
  • Barcelona (12%)
  • Real Madrid (10%)
  • Juventus (10%)
  • Liverpool (10%)

Além deles, o PSG de Neymar e o Atlético de Madrid têm 5% de chances e também aparecem bem cotados.

Os ataques com maior nota, são de PSG e Barcelona (nota 3,1). São seguidos por Manchester City, Bayern e Real Madrid (3).

Com relação às melhores defesas, quanto menor a nota melhor. Dessa forma, o grande destaque vai para o City (0,2). Logo após vem Juventus, Liverpool e Atlético de Madrid (0,3). Bayern, Barcelona, Real Madrid e Napoli tem 0,4, enquanto o PSG fica com 0,5.

Mas o que isso quer dizer, afinal? É claro que são apenas projeções baseadas em números, mas representam algumas coisas. Podemos ver, por exemplo, os pontos fortes e fracos de cada clube até o momento. E é exatamente aí que vemos que o Manchester City se destaca em relação aos demais rivais. É o que tem a melhor junção de todos.

E você, o que acha? Será que a chance de 20% de título do Manchester City se justifica? E a dos outros clubes? Comente com a sua opinião!