Skip to content

Eugênio Sávio autor de uma das fotos mais lindas do Brasil na Copa

foto paulinho balett copa do mundo

Hoje falaremos um pouco mais sobre Eugênio Sávio, o autor de uma das fotos mais lindas, de um momento histórico, no gol de Paulinho com a camisa da Seleção Brasileira, pela Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Eugênio Sávio é um fotógrafo mineiro que estava na Rússia e só ficou sabendo que poderia tirar fotos do jogo do Brasil contra a Sérvia, na fase classificatória, apenas 55 minutos antes da partida.

Mas mesmo com a confirmação de que poderia participar, ele não pôde participar da “sessão de fotos” juntamente com os profissionais que estavam presentes no gramado de Spartak em Moscou. Eugênio precisou ficar na tribuna de imprensa e fazer o seu trabalho de lá.

Ele relata que se pudesse ter escolhido, ignoraria a tribuna e ficaria em campo. Porém disse também que a tribuna rende boas imagens, mas não sendo possível pensar antes de tirar as fotos, apenas clicar e seguir todo o lance.

PUBLICIDADE

A foto espetacular

Porém o lugar menos privilegiado não foi inpensilho para Sávio, que conseguiu registrar a foto do gol ‘bailarino’ de Paulinho. O local é mais distante, na altura da arquibancada e junto com diversos jornalistas estrangeiros.

A foto foi no momento exato em que resultaria no primeiro gol do Brasil na partida. O passo foi digno de bailarinos profissionais e a foto foi um verdadeiro sucesso, sendo inclusive a candidata de foto icônica da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Na foto, Paulinho acaba se equilibrando na ponta do pé esquerdo, como se estivesse flutuando.

Sávio relatou que foram diversos cliques em sua câmera até que fosse feito o melhor registro, descartando a hipótese de que ela tenha sido feita na “sorte”. Foram lances que dependendo da capacidade podem ser perdidos. É preciso o fotógrafo ficar atento e concentrado ao lance, para obter a melhor foto.

Eugênio é professor de fotografia da PUC MG e estava na Copa realizando um trabalho freelancer.

Como ocorreu o lance do gol?

Paulinho, atual camisa 15 do Brasil, no lance deste gol, começa uma arrancada para a direção do gol e recebe o passe aéreo de Philippe Coutinho. No lance Paulinho acabou deixando três sérvios para trás e com o passe de balé, acabou encobrindo o goleiro sérvio.

O sucesso da foto de Eugênio Sávio

Eugênio relata que a imagem mistura um momento espetacular com a estética. Ele diz ter se surpreendido com todo o sucesso que a foto acabou tendo nas redes sociais.

Para ele o mais incrível é todo o movimento nas redes sociais, pois ele possui seis copas no currículo e trabalha a 30 anos com foto jornalismo e publicidade. A área tecnológica é uma grande aliada aos últimos anos de sua carreira, ainda mais agora após esta foto.

Em uma entrevista a BBC ele disse que lembra do Mundial dos EUA em 1994, onde usava diversos filmes em suas câmeras, que através de um transbordo eram enviadas para o Brasil e só então publicadas. A tecnologia possibilitou que esta foto já estava na vista de milhões, pouco tempo depois do jogo ter acabado na Rússia.

Para ele a Copa é responsável por carregar diversas transformações tecnológicas ao longo dos últimos anos.

O sucesso de sua foto também se deve ao compartilhamento de famosos como a atriz Taís Araújo, que obteve 100 mil curtidas apenas por compartilha-la em seu Intagram, com a descrição “Ballet, @paulinhop8! Ballet ??”.

foto paulinho balett copa do mundo

Uma notícia triste para Eugênio Sávio

Porém mesmo com toda a felicidade pelo clique de Paulinho, Eugênio Sávio precisou deixar a Rússia e retornar ao Brasil, por conta de uma notícia triste. Após algumas horas depois do jogo da seleção, Sávio recebeu a notícia de que o seu pai havia morrido no Brasil.

Ele relatou que foi um momento muito difícil, porém afirma que seu pai ficaria muito orgulhoso de tudo o que estava acontecendo com sua foto.