Skip to content
PUBLICIDADE

Esporte Universitário no Brasil mobilizou grande número de atletas em 2017, diz CBDU

Esporte Universitário no Brasil
PUBLICIDADE

O Esporte Universitário no Brasil mobilizou um grande número de esportistas em 2017.De acordo com a CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), 80 mil atletas disputaram competições no ano passado.

O balanço, que aconteceu  em março deste ano, premiou os melhores do ano. Ainda segundo a CBDU, equipes brasileira participaram de competições em cinco países,  mostrando a evolução do esporte em solo brasileiro.

Em território brasileiro, foram mais de 17 torneios, sendo o mais importante em Goiânia, que teve mais de 4,7 mil atletas.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, destacou que existe no Brasil uma cultura errada sobre esporte e educação.

PUBLICIDADE

“O Brasil tem um equívoco cultural, onde as pessoas imaginam que esporte e educação não se associam. As nossas principais referências do esporte vêm do futebol e aí é dada muita ênfase de que eles não precisam estudar, que basta ter habilidade no esporte, ficar milionário e ir morar na Europa. Mas quem alcança isso é só um em 1 milhão. Os outros 99% se perdem no meio do caminho, por isso é preciso pensar na formação educacional”, disse no evento, que aconteceu em março.

Esporte Universitário ainda requer melhorias no Brasil

PUBLICIDADE

Segundo a CBDU, as universidades precisam se envolverem mais no esporte. De acordo com a EBC, apenas 30% das instituições de ensino superior tem o calendário o ano inteiro de jogos e torneios.

“Investimento em infraestrutura adequada, formação de recursos humanos e fomento da ciência que vai dar suporte a esse esporte são questões ainda em aberto no país”, disse Alexandre Rezende, diretor de Esporte e Lazer da Universidade de Brasília (UnB), para Agência Brasil.

Para mais informações, acesse aqui a matéria completa da Agência Brasil sobre o evento realizado em março.