Skip to content

Festival Anima Mundi acontece na Caixa Cultural de Salvador

Uma versão itinerante do Festival Anima Mundi acontece na Caixa Cultural de Salvador.  O evento já está em sua 26ª edição. Entre os dias 24 a 26 de agosto, o público terá a oportunidade de conferir sessões contendo cerca de uma hora de duração.

PUBLICIDADE

Há a disposição das pessoas um painel em 48 filmes infantis, infanto-juvenis e adultos, de tudo aquilo que vem sendo produzido no Brasil e igualmente no mundo no que se refere a animação.

Nos três dias de duração do Anima Mundi, também será ministrado, de forma totalmente gratuita, uma oficina de massinha, no horário das 12 às 18h.

Todas as atividades do festival acontecem na Caixa Cultural, que está localizada na Rua Carlos Gomes, 57, no centro da cidade.

PUBLICIDADE

A abertura do evento vai ser realizada às 20 horas do dia 24 de agosto. Tanto a programação, quanto a classificação indicativa dos filmes estão disponibilizadas nos sites da Caixa Cultural e do Festival Anima Mundi.

Entre os dias 25 e 26 de agosto (respectivamente um sábado e um domingo), vai ser exibida uma excelente seleção de filmes, com aquilo que há de mais interessante sobre o que foi apresentado recentemente no Anima Mundi 2018, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Entre os filmes voltados aos adultos, cabe uma atenção especial para os eleitos este ano pelo Júri Popular: o filme francês Like an Elephant in China Shop, de Louise Chevrier, Luka Fischer, Rodolphe Groshens, Marie Guillon, Eletelle Martines, Benoit Paillard e Lisa Rosassombat, vencedor de Melhor Curta de Estudante; O Homem Caixa, de Ale Borges, Álvaro Furloni e Guilherme Gehr, eleito como o Melhor Curta Brasileiro; e Augenblincke, da alemã Kiana Naghshineh, vencedor na categoria de melhor Técnica de Animação 2018.

Na programação especial para o público infantil, o festival agrupa 27 filmes repartidos em uma sessão, às 15h, no sábado (25 de agosto) e duas sessões, às 15h e 17h, no domingo (26 de agosto). Cabe aqui um destaque para o brasileiro Lé com Cré, de Cassandra Reis, que foi o vencedor do Prêmio Carlos Saldanha de Melhor Curta de Estudante Brasileiro e Melhor Curta Infantil pelo Júri Popular de SP.

Oficinas direcionadas ao público infantil

A oficina de massinha é recomendada para maiores de 8 anos. Os participantes vão elaborar roteiros e confeccionarão personagens animados em um cenário de fundo infinito.

A entrada ocorrerá por ordem de chegada. Serão oferecidas turmas rotativas, a cada espaço de tempo de 30 minutos, turmas essas com capacidade para 20 pessoas.

O que é o Festival Anima Mundi?

O Festival Anima Mundi, como o próprio nome diz, é um festival contendo produções audiovisuais do formato de animação, vindas de diversas partes do Brasil e do mundo.

O evento cresceu a tal ponto que ele se transformou em algo muito maior do que um festival. Ele se tornou uma plataforma de animação que oferta experiências incríveis animadores, educadores, produtoras e fãs do gênero.

Criado em 1993, esse é o segundo maior Festival de Animações do mundo e o maior de toda a América Latina. Ao longo do festival, que ocorre anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, diversas categorias como curtas e longas-metragens, filmes infantis, filmes de estudantes, obras experimentais e trabalhos feitos por encomenda (como publicidades e videoclipes) recebem premiações.

O curta vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi, prêmio esse atribuído pelo júri profissional e também pelos diretores do festival, será classificado elegível pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA para disputar uma vaga no Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, desde que ele preencha todos os requisitos determinados pelas normas oficiais da Academia.