Skip to content

Termina hoje as inscrições do SISU 2018 para a lista de espera

termina hoje prazo sisu segundo semestre 2018

Termina hoje, quarta-feira (27 de junho) o prazo para as inscrições da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para os candidatos que quiserem fazer parte do segundo semestre de 2018.

PUBLICIDADE

O interessado em fazer parte da lista de espera, deverá fazer a sua inscrição no site oficial do Sisu, o sisu.mec.gov.br. Serão aceitos os cadastro por alunos que não foram convocados através da chamada regular, ou aqueles que não conseguiram uma aprovação até na segunda opção de curso escolhido, independente de estar ou não matriculado.

A convocação para realizar a matrícula começará ser feita pelas instituições de ensino já a partir do próximo dia 03 de junho de 2018.

Dados oficiais do MEC para esta segunda etapa

Segundo o Ministério da Educação, há 469.343 candidatos que realizaram a sua inscrição nesta segunda etapa de convocações, porém do total 57.271 vagas estão sendo disputadas por estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017, e não zeraram na prova de redação.

Neste segundo semestre do Sisu, 68 instituições de ensino aderiram ao programa, criando uma demanda maior de vagas para os alunos brasileiros. 30 destas instituições são universidades federais, 27 são institutos federais, 2 são centros de educação tecnológica federais, 1 é um centro universitário público estadual e 7 são universidades estaduais.

O que é o Sisu?

O sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), conhecido pela sigla Sisu, é um programa do governo que através das instituições públicas de ensino superior, acaba oferecendo vagas de estudo para alunos candidatos que se enquadram na exigência mínima e que tenham realizado o Enem.

PUBLICIDADE

Calendário das próximas etapas do Sisu 2018

O calendário das próximas etapas do Sisu é composto por:

  • De 22 a 27 de junho os candidatos deverão realizar a sua inscrição na lista de espera (O prazo termina hoje).
  • Já a convocação dos candidatos da lista de espera que forem aprovados, acontecerá pelas instituições no prazo que vai de 03 de julho a 21 de agosto.

Para efetuar o processo de cadastramento é preciso informar o número de inscrição do Enem 2017 e também a senha mais recente cadastrada no Enem.

Para obter outras informações sobre o Enem e sobre o Sisu, acesse o site sisu.mec.gov.br ou tire todas as suas dúvidas sobre a lista de espera do programa através do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#lista_de_espera

Para aqueles que pretendem também se cadastrar no Prouni, saiba que as inscrições do Programa Universidade para Todos também pode ser realizado, desde que o candidato atenda aos critérios mínimos do programa.