Skip to content
PUBLICIDADE

Ex-Ministro José Dirceu é solto pela Segunda Turma do STF

jose dirceu solto stf
PUBLICIDADE

Neste dia 26 de junho, terça-feira, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu por três votos a um, a liberdade do ex-ministro José Dirceu, mesmo com seus crimes comprovados, o que lhe rendeu uma condenação de 30 anos e 9 meses por lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa na Operação Lava Jato.

Dirceu havia recém começado a cumprir sua pena neste ano de 2018. A decisão de dar a liberdade à José Dirceu, veio do atual ministro Dias Toffoli. Em seguida Ricardo Lewandowski também se manifestou a favor da libertação e depois Gilmar Mendes.

O único que votou contra a liberdade de Dirceu foi o ministro Edson Fachin, atual relator da Lava Jato no Supremo. Neste julgamento o ministro Celso de Mello estava ausente e acabou não participando da sessão.

PUBLICIDADE

Porque libertar José Dirceu na opinião de Dias?

Dias Toffoli acredita que há plausibilidade jurídica no caso de Dirceu, por isso defende a libertação provisória do político. Um dos recursos apresentados pela defesa ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é contra a condenação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em segunda estância, foi levada em consideração pelo ministro.

Toffoli acredita que a pena de Dirceu pode ser reduzida nas instâncias do Supremo Tribunal de Justiça ou no próprio Supremo Tribunal Federal.

PUBLICIDADE

Dirceu foi solto após um pedido de tempo para analisar melhor o caso por Edson Fachin. Mediante este pedido, Toffoli propôs então a soltura em caráter provisório, a pedido da defesa de Dirceu.

Jurisprudência

No entanto a jurisprudência do caso não será alterado pelo STF, que atualmente permite a execução provisória da pena após a condenação em segunda instância. Porém este caso acaba criando uma exceção, que provavelmente também será utilizada pela defesa em outros casos.

O que aconteceu durante a sessão?

Fachin alergou Toffoli durante a sessão, alertando que o caso seria contrário ao entendimento do Supremo, que votou a favor da prisão em segunda instância. Porém Dias relatou que o caso não tem a ver com a execução imediata da pena, e que sua decisão não irá contra o que já está fundamentado pelo STF.

Porém mediante a resposta, Fachin citou: “Nós dois estamos entendendo o que estamos falando”.

Nesta ação os advogados de Dirceu contestavam o cumprimento da penas após a sua condenação em 2ª instância. Eles alegavam que antes de sua condenação, o STF chegou a revogar a prisão preventiva e que toda a execução foi decretada sem fundamentação específica.

Porém a Procuradoria Geral da República (PGR) foi contra a decisão, pois o próprio STF permitiu a prisão após a decisão. Raquel Dodge, procuradora geral da República, citou que diante do novo entendimento do STF, a execução da pena, com a prisão do réu, será aplicada automaticamente, logo após o decorrente do acórdão condenatório.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) também se manifestou em disse que o STF fez justiça no caso. A presidente do PT mencionou que a liberdade do seu companheiro é um alívio pois ele tem lutado com todas as forças contra as decisões do Judiciário, em processos que na sua opinião é eivado de vícios.

Do que se trata o caso de José Dirceu?

O ex-ministro foi preso neste mês de maio (2018) e seguiu para o presídio da Papuda para cumprimento da pena. Dirceu foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Seu caso lhe rendeu uma condenação de 30 anos e 9 meses, através da Operação Lava Jato, sob acusações de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa.

As irregularidades foram apuradas através de investigações na Diretoria de Serviços da Petrobras. O MPF apurou 129 atos de corrupção ativa e 31 atos de corrupção passiva, no período que vai de 2004 à 2011.

As irregularidades estão ligadas a empresas como a empreiteira Engevix e outras terceirizadas, todas contratadas pela Petrobras, que acabava realizando uma prestação mensal de valores para Dirceu através de Milton Pascowitch, delator na Lata Jato.

Dirceu chegou a ser preso no Paraná entre o período de agosto de 2015 a maio de 2017, porém através de um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi colocado em liberdade para aguardar os julgamentos.