Skip to content
PUBLICIDADE

Confira essa lista de 7 museus brasileiros para você conhecer

PUBLICIDADE

“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.”
Essa frase da excelente historiadora Emília Viotti da Costa ajuda a ilustrar uma das razões que fazem dos museus algo tão essencial na vida em sociedade.

Ao contrário do que o senso comum tende a achar, ainda que involuntariamente, os museus não se tratam de meros espaços repositórios de antiguidades, como “antiquários”, nem tampouco um circo de curiosidades.

Os museus se configuram como um elemento construtor da identidade, de local para reflexão, crítica, exercício da cidadania, aquisição de cultura e construção do conhecimento.

PUBLICIDADE

Não é à toa que eles são muito visitados, pois se tornam uma maneira de se conhecer um pouco mais da cultura e história daquele local (e de outros).

Motivados pela triste notícia do incêndio ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, elaboramos uma lista com alguns dos muitos museus formidáveis que o Brasil possui, para você visitar e revisitar várias vezes!

PUBLICIDADE

Museu da Língua Portuguesa – São Paulo/SP

Foi um verdadeiro pioneiro na utilização da tecnologia para propiciar aos visitantes experiências únicas, permeadas por um caráter imensamente interativo.

Além de obras obviamente ligadas a língua portuguesa em si, a literatura também tem vez.

Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo/SP

O prédio foi desenhado no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azeved. Seu acervo conta com mais de 9 mil peças, a maioria parte delas direcionadas para a arte brasileira.

Quadros como “Tropical”, de Anita Malfatti, “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Júnior, e “Mestiço”, de Candido Portinari, são alguns dos itens mais importantes do acervo.

Museu Imperial de Petrópolis – Rio de Janeiro/Rio de Janeiro

Trata-se de um antigo palácio onde a família real portuguesa passava o verão atualmente expõe preciosidades do período do Segundo Reinado (1840-1889).

Dentre os itens mais conhecidos estão um dos tronos utilizados por Dom Pedro II e a pena com a qual Princesa Isabel assinou a abolição da escravidão no país.

Museu de Arte de São Paulo (MASP) – São Paulo/SP

O MASP, como ele é popularmente conhecido é um dos pontos mais famosos da Avenida Paulista e também da capital paulistana.

Além de possui um projeto arquitetônico singular, ele recebe exposições de todo o planeta e tem um acervo permanente com obras absurdamente relevantes de artistas como Renoir, Botticceli, Monet, Van Gogh e muitos outros.

Museu da Inconfidência – Ouro Preto/MG

A cidade de Ouro Preto é por si só um verdadeiro museu a céu aberto, porém o Museu da Inconfidência é essencial para a compreensão sobre o advento da Inconfidência Mineira e a época da mineração.

Lá se encontra, por exemplo, a declaração oficial de como Tiradentes.

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba/PR

O primeiro atrativo desse interessante museu é a sua formidável arquitetura, assinado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Ele abriga obra de artistas do Paraná, além de receber mostras artísticas de outras regiões do país.

Museu da Gente Sergipana – Aracaju/SE

Esse é um projeto de Marcello Dantas, o mesmo encarregado pelo Museu da Língua Portuguesa. Sua coleção é uma autêntica celebração à identidade do povo de Sergipe, e o local se diferencia por possuir uma exposição interativa, recheada de tecnologia e criatividade, ensinando mais da cultura local.