Skip to content

Alteração de dados do Enem tem prazo de validade

Os estudantes que quiserem alterar seus dados no site do Enem, precisam ficar atentos ao prazo de correção ou seja, os que fizeram as inscrições, antes delas serem encerradas.

PUBLICIDADE

Quais dados podem ser alterados

O Documento de identidade (RG), sexo, cor ou raça, nacionalidade ou naturalidade, endereço e contato, opção de língua estrangeira, cidade de realização da prova, solicitação de atendimento específico ou especializado e uso do nome social.

Para fazer as alterações, é necessário entrar no site do Enem, com o número do CPF, bem como para recuperar a senha de acesso ao portal: https://enem.inep.gov.br/#/crono?_k=52y2nz.

Atendimento especial e específico

Os candidatos que possuem condições especiais, podem fazê-lo dentro do prazo de alterações, exclusivamente pelo site do Enem. O INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas assegura também o direito aos candidatos à atenção de condições especiais.

São consideradas condições especiais, os deficientes físicos visuais: que possuam cegueira, visão monocular, baixa visão, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência auditiva, e deficiência intelectual.

É necessário informar a necessidade de adaptação para conseguir realizar a prova, no campo específico no momento da inscrição, e portando documentos que comprovem o atendimento especial ou específico.

PUBLICIDADE

As provas serão em braile, aumento da fonte das provas, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

 

 

O atendimento específico abrange as gestantes, lactantes, os idosos e estudantes hospitalizados. As lactantes deverão, além de informar a necessidade de amamentação, o acompanhamento de uma pessoa adulta que ficará em uma sala com o lactente (criança).

O valor da taxa de pagamento do Enem é de 82,00 reais, ficando isentos do pagamento os estudantes que estão concluindo o ensino médio. As provas serão realizadas dia 04 e 11 de novembro. O resultado do Enem será divulgado em janeiro de 2019.

Os documentos necessários para levar no dia das provas são o CPF, Documento de Identidade Original, endereço de e-mail válido e número de telefone fixo ou celular.

É imprescindível que os candidatos levem caneta esferográfica preta, feita com material transparente; não serão permitidas lapiseiras, lápis, borrachas, réguas e calculadoras.

Não poderão levar livros e apostilas, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, iphones, gravadores, pen drives, relógios, chaves, fones de ouvido, transmissores, câmeras, óculos escuros, chapéus ou gorros.

Os lanches, sucos e águas estão permitidos para o consumo dentro da sala de aula. Demais comunicações, assim como idas ao banheiro, somente com autorização do fiscal de sala.

Na primeira fase de provas do Enem, em seu primeiro domingo as disciplinas aplicadas serão: 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias; serão cinco horas e trinta minutos de prova.

No segundo domingo de provas serão aplicadas as disciplinas: 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 questões de matemática e suas tecnologias; serão 4 horas e 30 minutos de prova.