Skip to content
PUBLICIDADE

Vinhos do Líbano trazem aldeias de volta à vida e emigrantes em casa

PUBLICIDADE

(Por REUTERS)

Atraído pelo potencial vitivinícola do Líbano e pela nostalgia de sua terra natal, Maher Harb deixou um trabalho de consultoria em Paris em 2010 e cavou vinhedos no solo de terras familiares não utilizadas desde a guerra civil do país.

Reprodução/ REUTERS/Jamal Saidi

Sete anos depois, sua vinícola em setembro lançou sua primeira safra comercial e agora quer exportar, à medida que vários países europeus se interessam.

PUBLICIDADE

O homem de 36 anos faz parte de uma indústria de vinho em expansão que está trazendo a vida de volta à terra abandonada durante a guerra civil do Líbano em 1975-90 e as ondas de migração econômica. Também está trazendo libaneses – e seu dinheiro – de volta para casa.

“Desistir de uma carreira na Europa … é muito difícil; é tudo por causa do quanto amamos essa terra e quanto o Líbano merece isso ”, disse Harb, falando nas colinas acima da cidade costeira de Batroun.

PUBLICIDADE

E como o Líbano luta com crescimento econômico estagnado, dívidas pesadas e inércia política, o sucesso da indústria poderia servir de modelo para outros setores que desejam exportar.

O Líbano, onde a produção de vinho remonta aos antigos fenícios, fica mais ao sul do que a maioria das nações produtoras de vinho do hemisfério norte. Mas as montanhas que se erguem da costa quente e úmida do Mediterrâneo proporcionam as altitudes mais frias e secas que as uvas precisam.

Desde o fim da guerra civil no Líbano, um punhado de vinícolas se expandiu para cerca de 45 empreendimentos comerciais e uma série de produtores de pequena escala.

O interesse global pelos vinhos do Líbano está crescendo, mas a produção é baixa – apenas 8 a 9 milhões de garrafas anuais, em comparação com 5 a 6 bilhões de garrafas da Itália, a maior produtora do mundo – e os custos de produção são altos.

Portanto, os produtores estão se esforçando para criar uma identidade distinta e comercializável para o vinho libanês, com base na qualidade e não na quantidade.

“O vinho libanês já é de boa qualidade, mas ainda não tem exclusividade”, disse Harb.

Os produtores estão buscando essa identidade na diversidade do terreno do Líbano, criando vinhos que carregam o sabor único do pequeno pedaço de solo e ar em que a uva é cultivada.

“Se você quer ser competitivo, você tem que ter uma assinatura e mostrar alguma forma de sua tradição … Você não pode impressionar um cara que teve os melhores vinhos do planeta com outro Chardonnay”, disse Eid Azar, um treinado nos EUA. médico e co-fundador da Vertical 33, que cultiva uvas em todo o vale do Bekaa e vendeu seu primeiro vinho comercial em 2017.

“Cada vinícola deve ter uma história para contar”, disse ele em sua sala de degustação em uma rua elegante de Beirute, ao lado de uma parede de amostras de solo e nomes de uvas.

O sucesso da indústria do vinho significa que o Ministério da Agricultura quer que seja um modelo para melhorar os setores de azeite e arak. Arak é um licor tradicional com sabor de anis.

Os produtores também estão procurando uvas indígenas por uma identidade libanesa, afastando-se de vinhas francesas importadas e bem conhecidas.

“As pessoas costumavam me perguntar: você no Líbano faz vinho há mais de 4.000 anos, por que usa uvas estrangeiras?”, Disse Joe Assaad Touma, do Chateau St Thomas, de gerência familiar, em Bekaa, que comemora 20 anos de vinho.

A família de Touma vinha fazendo arak de uvas locais Obeidy há 130 anos e provou através de testes genéticos que era de fato indígena.

Chateau St Thomas fez o seu primeiro vinho todo-Obeidy em 2012. Ambos Sept e Vertical 33 também comercializam um vinho todo-Obeidy.