(Por REUTERS) Os Estados Unidos e o Canadá fecharam um acordo no último domingo para salvar o Nafta como um pacto trilateral com o México, resgatando uma zona de comércio aberto de US $ 1,2 trilhão que estava prestes a entrar em colapso depois de quase um quarto de século.
Em uma grande vitória de sua agenda para sacudir uma era de livre comércio global que muitos associam à assinatura do NAFTA em 1994, o presidente Donald Trump coagiu o Canadá e o México a aceitar um comércio mais restritivo com seu principal parceiro de exportação.
O principal objetivo de Trump ao retrabalhar o NAFTA foi reduzir os déficits comerciais norte-americanos, uma meta que ele também perseguiu com a China, ao impor centenas de bilhões de dólares em tarifas sobre produtos importados do gigante asiático.
Embora o novo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) evite tarifas, tornará mais difícil para as montadoras globais construir carros a preços baixos no México e visa trazer mais empregos para os Estados Unidos.
Desde que as negociações começaram há mais de um ano, estava claro que o Canadá e o México teriam de fazer concessões diante das ameaças de Trump de romper o NAFTA e o alívio foi palpável nos dois países no domingo que o acordo estava praticamente intacto e não havia fraturado a oferta. cadeias entre acordos bilaterais mais fracos.
“É um bom dia para o Canadá”, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau a repórteres após uma reunião de gabinete tarde da noite para discutir o acordo, que provocou um salto nos mercados financeiros globais.
Em um comunicado conjunto, o Canadá e os Estados Unidos disseram que isso “resultaria em mercados mais livres, comércio mais justo e crescimento econômico robusto em nossa região”.
Os negociadores trabalharam freneticamente antes do prazo imposto pela meia-noite para a liquidação das diferenças, com os dois lados fazendo concessões para selar o acordo. Os Estados Unidos e o México já haviam fechado um acordo bilateral em agosto.
“É uma grande vitória para o presidente e uma validação para sua estratégia na área de comércio internacional”, disse um alto funcionário do governo aos repórteres.
Trump aprovou o acordo com o Canadá, disse uma fonte familiarizada com a decisão. Autoridades dos EUA pretendem assinar o acordo com o Canadá e o México no final de novembro, após o qual será submetido ao Congresso dos EUA para aprovação, disse uma autoridade sênior dos EUA.
Custo para o Canadá
O acordo preservará um mecanismo de solução de controvérsias comerciais que o Canadá lutou arduamente para proteger sua indústria madeireira e outros setores das tarifas antidumping norte-americanas, disseram autoridades americanas e canadenses.
Mas isso teve um custo.
O Canadá concordou em fornecer aos produtores de leite dos EUA acesso a cerca de 3,5% de seu mercado doméstico anual de aproximadamente 16 bilhões de dólares. Embora fontes canadenses tenham dito que seu governo estava preparado para oferecer compensações, os produtores de leite reagiram com raiva.
“Não conseguimos ver como esse acordo pode ser bom para as 220 mil famílias canadenses que dependem de laticínios para sua subsistência”, disse Pierre Lampron, presidente da Dairy Farmers of Canada, em um comunicado.