Beneficios

Saiba como tirar a carteira de habilitação de forma gratuita

0

O carro é um objeto de extrema utilidade, pois com ele tem-se mais liberdade de deslocamento, sem haver necessidade de depender-se de carona ou transporte coletivo.

Contudo, sabemos que para tirar a carteira de habilitação a tarefa não é assim tão simples, em termos de dinheiro. O custo para se tirar a carteira de habilitação atualmente é bastante elevado, tendo-se que arcar com despesas no DETRAN e na Autoescola e nem todos possuem os recursos suficientes para isso.

É possível tirar a carteira de habilitação DE GRAÇA?

Sim, é plenamente possível tirar a carteira de habilitação de graça no DETRAN. Contudo, não se pode simplesmente chegar no DETRAN ou na Autoescola e solicitar o documento. A possibilidade de tirar esse documento de graça existe, mas não são todas as pessoas que tem direito.

Não são muitas pessoas que conhecem a existência desse benefício, ainda mais pelo fato de que não há propriamente uma lei que trate a respeito desse assunto, além de não ser algo fácil de ser obtido.

Ela é conhecida como CHN Social ou então CNH Popular. Foi criada por diversos estados entre os anos de 2008 e 2011. Ela permite que pessoas que estejam desempregadas ou então possuam baixa renda consigam efetuar todo o processo de habilitação ser pagar nada por isso.

Uma vez que esse não é um projeto a nível federal, cada Estado brasileiro fica encarregado de disponibilizar e determinar as regras.

Vale ressaltar que esse programa não fica disponível de forma contínua durante o ano. Normalmente é feito um processo seletivo e algumas pessoas são contempladas.

Tudo é realizado através da Internet e portanto é necessário prestar atenção para quando abrirão novas vagas.

O Serviço Social de Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Senat) oferecem um programa a nível nacional chamado “Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social”.

Essa ação proporciona a formação e a emissão grátis de CNH para a categoria B (carros) para quem possui renda individual de até 3 salários mínimos. Além de tudo isso, os candidatos necessitam ter entre 18 e 27 anos de idade na data de inscrição.

Assim que os editais são abertos, as respectivas vagas são divulgadas através do site. Caso alguém deseje obter maiores detalhes pode-se ligar para o seguinte número: 0800 728 2891.

Além de fornecer a isenção de taxa, a CNH Social possibilita que sejam acrescentadas novas categorias na mesma CNH, sem que se cobre qualquer custo adicional em decorrência disso.

Como dissemos anteriormente, cada estado vai definir regras próprias. Contudo, há algumas regras comuns presente em todos eles. São elass:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ser devidamente alfabetizado;
  • Possuir renda familiar de entre 2 e 3 salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de 1 ano;
  • Ser beneficiário de programas sociais promovidos pelo governo, como o Bolsa Família, por exemplo;
  • Ser estudante de escola da rede pública de ensino, com bom desempenho escolar.

Cumprindo todos esses requisitos, basta entrar no site, preencher um formulário com seus dados, assim que liberarem o edital e aguardar a aprovação e respectivas instruções sobre como funcionaram os procedimentos.

Danieli Mennitti
Possuo graduação e mestrado em História pela UNESP. Faço parte da equipe de redação do portal Resumo. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Interesso-me e escrevo sobre os mais variados assuntos.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Beneficios