Skip to content

Pedido de aposentadoria deve ser feito até dezembro – Entenda!

jul 4, 2018

A Previdência Social – INSS, divulgou uma informação importante para os cidadãos que desejam se aposentar com o valor integral ainda este ano. Estes devem dar entrada no processo até 31 de dezembro.

Isso ocorre porque após esse período, passará a vigorar a fórmula 86/96, anulando a anterior 85/95, que garante a integralidade com a soma da idade e do tempo de contribuição do cidadão.

Essa fórmula 85/95 é a equação que identifica a idade das mulheres para aposentar de 85 anos, e 95 anos para o homem se aposentar.

Onde procurar as informações de contribuição ao INSS

Os contribuintes podem acessar pela internet, no portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIT, se preenchem todos os critérios para se aposentarem: https://www.inss.gov.br/tag/cnis/.

Luiz Felipe Vieira Veríssimo, do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), destaca a importância dos trabalhadores autônomos, ou que tenham trabalhado em condições insalubres em algum período da vida profissional, ficarem atentos ao seu cadastro no INSS.

Pois estes, segundo ele, podem dar mais erros no sistema, embargando a aposentadoria. O cidadão deve reunir toda a documentação que comprove o período trabalhado como autônomo ou em outras formas de contrato.

Lei progressiva

Vale lembrar que se algum cidadão que não alcançou a pontuação necessária, der entrada na aposentadoria, o valor final de recebimento da mesma pode cair em até 40%.

A lei previdenciária é progressiva,ou seja, a cada dois anos, é aumentado um ponto a favor do cidadão para conseguir se aposentar com o valor integral.

É importante o contribuinte fazer um cadastro no serviço on-line chamado Meu INSS, com o nome completo, CPF, data e local de nascimento e nome da mãe, para que o sistema gere uma senha de acesso provisório.

Assim que essa etapa for concluída, o segurado pode criar uma senha, e acessar todo o portal, com todas as informações como tempo de contribuição à Previdência em anos, meses e dias.

O Instituto Nacional do Seguro Social é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e trabalhando junto à Dataprev, que é um sistema de armazenamento de informações de todos os contribuintes.

O INSS, é responsável por pagamentos de auxílio-doença, auxílio-acidente, pensões, aposentadorias. Foi criado no dia 27 de junho de 1990, tendo a sede em Brasília, no Distrito Federal.

Um dos papéis da Previdência Social é reduzir a pobreza no Brasil, pagando por mês cerca de 16 bilhões de reais em benefícios aos segurados, que são cerca de 28 milhões de pessoas.

O maior valor para recolhimento ao INSS é de 20% mensal, de toda a renda do cidadão brasileiro, descontando-se os valores diretamente na folha de pagamento, ou no caso dos autônomos, em guias individuais.

O INSS abrange também idosos com mais de 65 anos que não possuem renda comprovada, e não recebem algum benefício da Previdência, chamado de LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).

E também a cidadãos portadores de deficiências que os incapacitem para o trabalho.